Clínica Geral

Tudo o que você precisa saber sobre sonambulismo

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

Durante a madrugada, ouve-se um som em sua casa. Você se levanta para saber o que está acontecendo e descobre que a sua outra metade está vasculhando a geladeira a essas horas. As respostas para as suas perguntas são incoerentes, como se ele não está realmente consciente do que está fazendo…..sim,ele é sonâmbulo!

Cada caso de sonambulismo é diferente. Ele pode ser uma ocorrência rara ou frequente, curto ou longo, inofensivo ou muito perigoso! Este fenômeno  afeta quase um a cada 20 adultos. Sonambulismo é um distúrbio que todo mundo já ouviu falar, mas cientistas e médicos ainda sabem muito pouco sobre ele. Leia mais para descobrir o que causa o problema, quais as consequências que pode ter e quais os tratamentos possíveis.

sonambulo

Raridade nos adultos

Os casos de sonambulismo geralmente acontecem durante o sono profundo, nas primeiras horas após cochilar. Durante andanças noturnas, o sonâmbulo está em um estado de vigília “sono dissociado”. Isto quer dizer, não está nem dormindo e nem acordardo. Os sonâmbulos  podem chegar a realizar coisas complexas e não ter a menor consciência do que estão fazendo, e nem se lembrar no dia seguinte, explica o Doutor Christophe Petiau, neurologista do Centro do Sono na clínica Saint Barbe, em Estrasburgo.

Enquanto alguns adultos sofrem de sonambulismo, ele ainda é um fenômeno bem conhecido que nos fascina há séculos. No entanto,a medicina ainda não foi capaz de compreender as causas exatas da doença e apenas algumas linhas de investigação têm sido exploradas.

Muitos estudos sugerem que há uma predisposição genética: na verdade, 80% dos sonâmbulos possuem casos de sonambulismo no histórico familiar. Os pesquisadores encontraram até um gene ligado à doença. Portadores deste gene são mais propensos do que outros a serem afetados, mas quase metade dos sonâmbulos não possuem qualquer predisposição.

Outros estudos têm mostrado que a falta de sono, stress, álcool e outras substâncias psicoativas podem levar a ataques de sonambulismo.  “As situações que perturbam os padrões de sono incentivam episódios de sonambulismo em pessoas que estão vulneráveis a ela. Acordar alguém durante um sono profundo também pode provocar a vigília confusa que é um estado semelhante ao sonambulismo” explica o Dr. Petiau.

Sonambulismo pode ser perigoso

O sonambulsimo não é um sinal de qualquer transtorno mental e, felizmente, a maioria dos ataques são completamente inofensivos. No entanto, em casos raros ( cerca de 1% da população), escapadas noturnas podem ser regulares e demoradas. Alguns sonâmbulos podem ter “ataques” com duração de meia hora. Tempo suficiente para colocar a vida do indivíduo em perigo: alguns podem até chegar longe como dirigir um carro!

“Na maior parte , eu me levanto para ir verificar se a porta da frente está trancada. Uma vez eu verifiquei duplamente e voltei para a cama com a mente tranquila”. Christine se lembra de nada do que acontece durante as atividades noturnas. É o marido que lhe diz no dia seguinte. Ele não fica muito tranquilo durante as noites, pois tem o hábito de assistir a sua esposa durante as andanças na madrugada para ter certeza de que não vai se machucar.

Sleepwalking

Melhores tratamentos

Infelizmente, para aqueles que colocam suas vidas e as vidas das pessoas ao redor em risco durante os episódios de sonambulismo, os tratamentos são poucos e distantes de serem completamente eficazes. “Neste momento, não existe um tratamento reconhecido oficialmente” afirma o Dr. Petiau.

Ao mesmo tempo,o médico explica que ele têm sucedido na redução da frequência dos movimentos noturnos dos seus pacientes. Algumas pílulas para dormir, como benzodiazepínicos, assim como alguns antidepressivos podem ajudar a parar os sonâmbulos a levantarem da cama durante a noite. Mas eles só são eficazes por um período curto, e tomar medicamentos como estes podem levar a dependência.

Alguns cientistas também estabeleceram que as técnicas de relaxamento ou hipnose podem ser usadas para tratar o sonambulismo. Essas alternativas mostraram resultados encorajadores, mas ainda tem que ser confirmada.

Na ausência de um método para o controle da doença, conselhos e senso comum podem ajudar os riscos. “Para aqueles que vivem em apartamentos com andares elevados, é prudente colocar proteções nas janelas” recomenda Petiau.

Se, uma noite, você se deparar com um sonâmbulo, certifique-se de evitar acordá-los. Porque eles estão em um estado de sono profundo, os sonâmbulos muitas vezes ficam desorientados quando acordar, e podem se tornar violentos chegando a pensar que quem o acordou apresenta uma ameaça. “Um sonâmbulo é bastante dócil e , em vez de acordá-los, é melhor orientar a pessoa a voltar para a cama” aconselha o especialista. Palavras suaves e um gesto amigável será tudo o que for necessário para convencer a pessoa a voltar em segurança para o edredon!