Clínica Geral > Saúde

Você sabe o que é autismo? Entenda como funciona a síndrome

Por Redação Fortíssima 02/04/2016

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que tem como objetivo informar sobre a doença e desmistificar estereótipos. O problema atinge uma em cada mil pessoas no mundo, sendo estimado que existam 70 milhões deportadores da síndrome no mundo. Mas você realmente sabe o que é autismo?

Existem diferentes graus, que afetam de maneiras variadas o comportamento e as habilidades da criança. Com o diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, é possível controlar e até mesmo amenizar os sintomas, proporcionando mais qualidade de vida.

Entenda o que é autismo

Não fixar o olhar em ninguém, não brincar com os colegas, evitar o contato, não se interessar pelo que as outras crianças gostam, ficar fechado e sozinho no seu mundo. Esses são alguns sintomas que caracterizam o autismo.

No entanto, nem mesmo especialistas conseguem definir exatamente o que é autismo e quais são as suas causas. Ele é considerado um grande espectro com diferentes transtornos de causas desconhecidas, que podem ser resumidas em três traços fundamentais:

– O autista não vê as pessoas como indivíduos, mas como objetos. Por não conseguir desenvolver empatia, vive em um mundo só seu.

– Tem dificuldades para se comunicar e se expressar, sendo difícil de demonstrar o que quer ou sente.

– Só consegue viver em uma rotina, repetindo comportamentos obsessivos, como falar a mesma frase várias vezes e sem contexto ou organizar objetos.

o que é autismo

Com tratamento, é possível amenizar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

O grau e a forma como esses aspectos interferem na vida do autista variam bastante de acordo com cada caso. Nos casos mais graves, pode haver um retardo mental sério e a criança possui grande dificuldade até mesmo em aprender a falar.

Depois de anos de estudo a cerca das suas causas, apenas recentemente foram encontrados padrões de variação genética comum entre autistas. Em um estudo publicado em 2010 na revista científica Nature, foi identificada uma prevalência 20% maior de uma anomalia rara, que duplica ou apaga genes relacionados ao desenvolvimento da criança.

Apesar de uma eventual cura ainda estar distante, o tratamento adequado ajuda a melhorar alguns aspectos e proporcionar mais qualidade de vida para o autista, principalmente quando o diagnóstico é precoce.

Com ajuda da terapia familiar, a criança pode desenvolver habilidades como se socializar mais e melhorar a linguagem. Além disso, alguns medicamentos ajudam a amenizar sintomas como agressividade e depressão.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Não basta apenas saber o que é autismo, é preciso também entender como lidar com a síndrome. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização do Nações Unidas (ONU), em 2007, e busca informar a população sobre a doença, ajudando a acabar com o preconceito e alertar sobre a importância do acompanhamento profissional.

Cidades do mundo todo se mobilizam e criam eventos para celebrar a data, além de iluminar seus pontos turísticos com a cor azul, que simboliza o autismo. Vale apoiar você também a causa.

E aí, entendeu melhor o que é autismo? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!