Exercícios > Fitness

Treino de rowing é potente para o aquecimento

Por Redação Fortíssima 06/06/2016

Com as temperaturas baixas do inverno e a preguiça de ir à academia, encontrar um exercício divertido e intenso é a pedida ideal. O treino de rowing, com o aparelho que imita o movimento do remo, é opção para queimar muitas calorias e esquentar o corpo.

Ele é utilizado nos treinos funcionais de alta intensidade e praticidade. Segundo Diego Bellotti, professor da academia Bio Ritmo, o movimento executado nessa máquina é muito similar à remada e voltado para a melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

“A intensidade depende do nível que é colocado no aparelho e da força da puxada do praticante”, explica o professor. A seguir, confira dicas para praticar você também e aproveitar os benefícios da modalidade.

Treino de rowing

O treino de rowing é recomendado para quem é fã de exercícios de alta intensidade. Foto: iStock, Getty Images

Veja 5 benefícios do treino de rowing

Esse tipo de atividade é um excelente exercício pré-treino. É aquela opção que aquece a musculatura. “São mobilizados grandes grupos musculares em sua execução e movimentadas as principais articulações do corpo – coluna, ombros, cotovelos, quadris, joelhos e tornozelos”, ressalta o professor.

O treino de rowing pode ser praticado com remo híbrido – no qual a força depende do volume de água que se movimenta dentro do aparelho – ou por entrada de ar – em que o vento é capaz de aumentar a intensidade das execuções. Você deve escolher a opção que mais combina com a sua rotina e estilo de vida.

Quem não está acostumado com os movimentos dos remos pode mesclar essa atividade com outras opções. Esteira, bicicleta e elíptico também queimam calorias e garantem o aquecimento da musculatura.

“Se feito de forma periodizada, o treino com rowing pode ser um ótimo exercício cardiorrespiratório”, comenta o professor. Confira cinco benefícios oferecidos:

  1. Ótimo exercício aeróbico para eliminar gordura
  2. Trabalho muscular completo dos membros superiores e inferiores
  3. Estimula o fortalecimento do core – grupo de músculos localizado no abdômen
  4. Garante bumbum durinho e livre de celulites
  5. Aquece o corpo antes do treino de musculação ou corrida.

Fique livre de riscos

Apesar de todos esses benefícios, alguns cuidados devem ser tomados durante a prática do treino de rowing. Não estenda exageradamente os joelhos ao final do movimento e fique em uma posição confortável.

Também é importante manter a coluna estabilizada e ereta, para ativar os músculos paravertebrais e do abdômen, alerta Bellotti. Além disso, evite a puxada alta. “Ela pode tencionar demais os ombros e músculos envolvidos”, completa.

Avise o professor de Educação Física ao sentir dores ou desconfortos durante a prática. Lesões nos ombros, cotovelos e joelhos são perigosas e pedem tratamentos adequados e imediatos.

E aí, ficou interessado no treino de rowing? Depois nos conte o que achou!