Que a paixão e a atração sexual são sentimentos fortes todo mundo sabe! O problema é que algumas pessoas confundem um com outro, não sabem lidar com a situação e acabam criando expectativas erradas em relação a alguém. Mas como evitar ciladas e saber qual é o seu caso?
Convidamos o psicólogo Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), para explicar as diferenças e dar dicas de como lidar com cada um desses sentimentos.
Qual é a diferença entre paixão e atração sexual?
Dr. Yuri Busin: Tanto a paixão quanto a atração sexual (ou tesão) são sentimentos de desejo – a grande diferença entre eles é que a atração sexual está puramente ligada ao sexo. Já a paixão, além da parte sexual, possui relação direta de querer estar com a pessoa, de ficar próximo, ou seja, de se relacionar emocionalmente com essa pessoa.
Como saber diferenciar os sentimentos?
Uma boa forma de fazer isso é tomando certa distância para refletir sobre o que você realmente sente por essa pessoa. Para isso, pergunte-se o que está desejando dela. A partir do momento que entendeu a diferença entre paixão e atração sexual, você conseguirá distinguir melhor o que sente pelo outro.
Como saber se o parceiro sente a mesma coisa?
Você dificilmente conseguirá descobrir isso em dois minutos, pois relacionamentos demandam tempo, conhecimento do outro e um bom conhecimento de si mesmo. Ter muita clareza do que você sente já é um primeiro passo. Tendo isso claro, converse com a pessoa para entender o que ela está esperando da relação. A comunicação será a chave para que se entendam e decidam o que desejam fazer a partir das novas informações.
A importância do beijo na boca antes, durante e depois do sexo
Os dois sentimentos são diferentes para homens e mulheres?
De forma alguma. Ao contrário do que muitos pensam, achando que homens podem ser mais frios nesse aspecto, para ambos os sexos os sentimentos são iguais. A permissão de sentir isso pode variar de pessoa para a pessoa, de história para história. Além disso, um sentimento não exclui o outro e eles podem ocorrer juntos ou em diferentes ordens.
Dá para evitar a paixão?
Por que evitar um sentimento bom? (Risos). Brincadeiras à parte, é importante você ter clareza do que realmente deseja. Existem pessoas que têm uma grande vontade de se relacionar e acabam se apaixonando por todos e se frustram constantemente.
O problema aqui é que existe uma criação de expectativa sem realmente saber o que o outro deseja para si mesmo, por isso a comunicação entre o novo casal é um ponto chave.
Caso você evite 100% das suas paixões pode se tornar alguém frio, que é o outro extremo. O ideal é buscar ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo e aprender a se proteger e principalmente conhecer mais a si mesmo.
Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?