A atriz Nívea Stelmann recentemente revelou o segredo de sua boa forma para a revista CarasOnline. Além de manter uma dieta alimentar saudável, a atriz de 39 anos torneia seu corpo com a prática regular de pilates. “O pilates é o que me mantém há cinco anos. Eu tenho muita preguiça de fazer musculação e ele trabalha muito o meu abdômen. Ele é o meu grande segredo pra manter a boa forma”, conta Nivea. E você, conhece o Pilates? Colhemos algumas informações sobre essa prática. Confira.
O que é Pilates?
Cada vez mais em alta nas academias e em salas de fisioterapia, o Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates nos anos 20. Essa prática associa os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. Além das técnicas feitas no chão do chamado “mat pilates”, Joseph Pilates criou aparelhos para a prática de alguns exercícios (estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro). Os resultados são os mesmos: os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.
Os benefícios da prática do Pilates são inúmeras: Aumenta a resistência física e mental; Alongamento e maior controle corporal; Corrige a postura; Aumenta a flexibilidade, tônus e força muscular; Alivia as tensões, estresse e dores crônicas; Melhora a coordenação motora; Aumenta a mobilidade das articulações; Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue; Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas; Fortalece os órgãos internos; Aumenta a concentração; Trabalha a respiração; Promove relaxamento.
O Pilates é uma boa opção para quem não gosta do ambiente de academias e da prática de musculação. Ele é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. Os melhores profissionais para auxiliarem na prática do Pilates são educadores físicos e fisioterapeutas.