Esporte

Conheça as dicas e a rotina do campeão Rafael Nadal

Por 11/06/2013

Quer descobrir quais são os segredos do melhor tenista de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal? Um atleta como ele, de nível profissional precisa conquistar um nível acima do normal para um bom desempenho.

Dieta

Rafael Nadal segue uma dieta meticulosa baseada principalmente em grandes quantidades de hidratos de carbono complexos, que normalmente são encontrados no macarrão de trigo, legumes e frutas frescas. É vital que você esteja sempre no mais alto nível de glicogênio, pois durante o treinamento o custo de energia é enorme.

Sua dieta é complementada com proteínas, basicamente, os peixes e frutos do mar, fontes de proteína muito limpa, praticamente sem gordura, e raramente come carne, mas nunca antes de um jogo. Nunca bebe qualquer estimulante como a cafeína, e os caprichos  como comer alguns biscoitos, bolo de chocolate são permitidos ocasionalmente.

Exercícios

Além da pratica da parte técnica do tênis, a qual dedica exclusivamente a maior parte de seu treinamento, Rafa faz uma pré-temporada completa de exercícios cardiovasculares, que o ajudam a ganhar força e resistência. Ele Faz séries de 200 e 400m na ​​pista para ganhar resistência. Também executa uma série de piscina e mar para melhorar o seu condicionamento cardiovascular e respiratória.

Ele não baseia sua formação na academia com pesos, mas muito alongamento, exercícios específicos de flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Além de passar horas treinando suas articulações com elásticos para evitar uma possível tendinite. Ele também usa exercícios  isométricos para melhorar a qualidade de suas fibras musculares.

Para ele é importante exercitar os dois braços igualmente para tentar igualar a musculatura (embora saibamos que em jogadores de tênis é quase impossível

Vídeo

Curioso para descobrir a rotina de exercícios de Rafael Nadal mais de perto? Confira esse video onde ele mostra um pouco da sua rotina.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zd58rdVNyw0?rel=0]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ix7FbPTgvG8?rel=0]

 

Fonte: Vitonica