Medicamentos > Saúde

Corticoide: entenda mais sobre o uso deste medicamento

Por Dra. Simone Austgulen 19/09/2013

images-q-tbn-ANd9GcRwfVWLjAbH4vLXe4EkMs4ieFo7lgXFDdz9Vn4S5yPclKDvQ-P4cA4

É muito comum a prescrição de corticoides na prática clínica. Mais comum ainda é o questionamento, por parte dos pacientes, sobre seus reais efeitos colaterais.

Os glicocorticoides sintéticos são prescritos principalmente no tratamento de desordens inflamatórias, imunológicas, alérgicas e no caso de algumas doenças endócrinas.

A administração dessa medicação pode ser feita via oral, intraocular, diretamente sobre a pele, via nasal ou através de injeção. O modo de emprego dessa droga vai variar de acordo com a doença de base e seu estágio.

O importante é saber que mesmo durante o uso de um modo de administração aparentemente menos invasiva como cremes e pomadas, haverá algum grau de absorção sistêmica.

Qualquer via de utilização da corticoide pode apresentar efeitos colaterais.

Isso quer dizer que mesmo não sendo obrigatória uma receita médica para compra o corticoide nas farmácias, o seu uso não deve ser feito de maneira indiscriminada.

É fundamental seguir as orientações médicas quanto ao período de uso.

O contrário também é frequente. Muitas vezes o paciente se recusa a usar a medicação alegando que pode engordar.

Realmente, o aumento de peso é um dos efeitos colaterais dos glicocorticoides sintéticos. Porém, não é o único e nem o mais grave. Quanto a quentão do ganho ponderal, os pacientes devem ser esclarecidos que sua ocorrência está relacionada ao uso prolongado da medicação. O emprego da droga durante menos de 2 semanas é relativamente mais seguro. Doses menores também são menos lesivas.

Algumas pessoas vão ter efeitos colaterais mais facilmente que outras. A indústria farmacêutica disponibiliza vários tipos de glicocorticoides sintéticos e cada um tem um potencial lesivo diferente. Dependendo da situação, talvez seja necessário diminuir a dose da medicação aos poucos.

Busque orientação diretamente com o seu médico.

Pessoas portadoras de Diabetes devem ter um cuidado redobrado. Mesmo o uso não prolongado do glicocorticoide pode descompensar a glicemia. Mães, cuidado com as pomadinhas! Muitas trazem o glicocorticoide na sua composição!

Não use medicamentos por conta própria. O uso correto do corticoide já provou ser uma excelente arma contra várias doenças, basta usarmos de maneira consciente!