Nutrição

Verdade ou mentira: pessoas casadas engordam

Por 04/01/2014

casamentoEra um boato, mas agora está cientificamente provado que pessoas casadas engordam. Para agradar ao parceiro, nós estamos dispostos a fazer qualquer esforço, mas uma vez que a aliança é colocada no dedo, a história é outra… De acordo com uma pesquisa realizada pelo Daily Mail, o conforto de uma relação estável faz com que os casais abandonem as dietas e adiem os exercícios físicos… E, também, engordem alguns quilinhos! O jornal britânico interrogou 1000 pessoas casadas há quatro anos e 82% deles disseram que tinha engordado depois de casar ou começar a morar junto com o (a) parceiro (a).

Resultado: depois de um ano de casamento, 40% dos casais confessaram ter ganhado cerca de 1,8kg. Se 22% das pessoas entrevistadas declararam o ganho de apenas 1kg, quase um quinto do grupo entrevistado admitiu ter engordado quase 3kg. Finalmente, 18% dos entrevistados afirmaram que o casamento não teve nenhum impacto sobre o peso.

Para explicar este súbito aumento de peso, os casais evocaram, em primeiro lugar, o fato de passar mais tempo fazendo lanchinhos na frente da televisão com o parceiro (mais de 50%). Outra explicação seria a ideia de poder relaxar uma vez a relação instalada. A maioria dos entrevistados (72%) explica também que a pressão para ficar magro é menor do que quando eram solteiros.

“É bastante surpreendente que vários casais engordem em menos de quatro anos depois do casamento. O que também é notável nesta pesquisa é de saber como o peso de homens e de mulheres tendem a aumentar em conjunto”, afirma ao Daily Mail o diretor geral da empresa de regimes Forza Supplements que liderou a pesquisa. O único ponto positivo, o fenômeno inverso também de reproduz: se um dos dois resolve fazer uma dieta, muito provavelmente o outro vai seguir a dieta também.

 

Felicidade no casamento aumenta o risco de ganho de peso

Um estudo americano publicado na revista Health Psychology mostrou que os casais felizes com a relação são mais propensos a ganhar peso.

Os pesquisadores da Universidade Southern Methodist seguiram 169 casais, observando sua satisfação conjugal e o peso no decorrer dos quatro anos primeiros anos de casamento.

Os recém-casados tiveram que responder às perguntas dos cientistas duas vezes por ano sobre o grau de satisfação na relação e dar seu peso, altura e índice de massa corporal aos pesquisadores.

 

E o divórcio faz emagrecer?

“Em média, os cônjuges que registravam uma maior taxa de satisfação conjugal eram menos propensos a terminar o seu casamento e ganhavam mais peso”, observou a psicóloga Andrea Meltzer. E ela acrescentou “No entanto, os casais que estavam mais infelizes em seu relacionamento tinham tendência a ganhar menos peso ao longo dos anos”.