Dieta > Nutrição

Suchá: combinação de suco com chás ajuda a reduzir medidas

Por Redação Fortíssima 20/01/2016

Cada vez mais comum entre aqueles que buscam alternativas para levar uma vida mais saudável, o suchá é a mistura de sucos de hortaliças ou frutas com a infusão de plantas medicinais.

Seja utilizado como um recurso terapêutico ou pelo próprio sabor da bebida, ele é um forte aliado para desintoxicar, desinchar e refrescar. O principal cuidado é com a quantia utilizada e com qual frequência. 

suchá-shutterstock-doutíssima

Você pode adaptar a receita de acordo com os seus ingredientes preferidos. Foto: Shutterstock

Benefícios do suchá

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e também uma das fontes mais ricas em flavonoides, compostos bioativos que podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde, desde que consumidos com cuidado.

Mas os benefícios vão além. Ele é capaz de contribuir com a hidratação do corpo, oferta de vitaminas, minerais e fibras. O chá também oferece a presença de compostos antioxidantes.

Já os sucos naturais são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Na prática, isso significa uma combinação que, além de irresistível, pode ser bastante benéfica para o organismo.

Há ainda quem adote o suchá como uma forma de auxiliar no emagrecimento. Nesse caso, a dica é a combinação com hábitos alimentares saudáveis, que torna os resultados mais rápidos e duradouros. Afinal, sozinha a bebida não é capaz de garantir todos os cuidados que o seu organismo necessita.

Receitas de suchá para fazer em casa

Uma das principais vantagens do suchá é a variedade de opções disponíveis. Afinal, você pode misturar os mais variados ingredientes para ter em mãos uma bebida refrescante e nutritiva, mas sem deixar de lado os seus sabores preferidos.

Suchá de hortelã, erva-doce e abacaxi

Ingredientes

8 folhas grandes de hortelã

1 colher de café de erva-doce

1 fatia de abacaxi

Açúcar a gosto

Gelo a gosto

Modo de preparo

Faça uma infusão com as folhas de hortelã e erva-doce, coe e reserve. Na sequência, coloque o chá no liquidificador, juntamente com o abacaxi, e coe. Antes de servir, adoce a gosto e adicione o gelo para deixar a bebida ainda mais refrescante. 

Suchá de erva cidreira, gengibre e limão

Ingredientes

5 folhas de erva cidreira

1 colher de café de gengibre ralado

Suco de meio limão

Açúcar a gosto

Gelo a gosto

Modo de preparo

Faça uma infusão com a erva cidreira, depois coe e reserve. Coloque no liquidificador o gengibre, o chá e o suco de limão. Mais uma vez, coe o líquido. Para finalizar, adicione o açúcar e o gelo.