Especialidades

Ronco e a apneia do sono: solução pode estar no ortodontista

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

O ronco e a apneia do sono são problemas que afetam a qualidade do descanso noturno das pessoas que sofrem com essas situações e de quem convive com elas. Se não tratados, podem trazer sérios riscos para a saúde, como arritmias cardíacas, derrames e até óbito noturno.

Problemas de ronco e a apneia do sono

Ronco e apneia do sono são dois problemas que envolvem a obstrução da passagem de ar enquanto a pessoa dorme. Ambos incomodam e muitas vezes não permitem o descanso completo tão necessário para a manutenção da saúde.

ronco-e-a-apneia-do-sono-doutissima-istock-getty-images

Ronco e apneia afetam a qualidade do descanso noturno das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

E não incomodam apenas quem carrega o problema. Quem dorme junto sofre também com o barulho dos roncos e a respiração descompassada que a apneia promove. Além de atrapalhar todos que dividem um mesmo quarto, essas situações são perigosas e apresentam riscos para a vida de quem as enfrenta todas as noites.

O ronco é o barulho que acontece pela vibração do palato mole, na parte de trás da cavidade bucal. Quando as vias aéreas ficam obstruídas parcialmente, o ar precisa passar mais rápido por elas, gerando essas ondas vibratórias que produzem ruído.

O problema é mais comum em homens do que em mulheres e, se não tratado, vai ficando pior com o passar dos anos. O ronco ainda pode evoluir para a apneia do sono, que é quando as vias aéreas entram em colapso e não permitem a passagem de ar.

Essa obstrução tende a ser momentânea, entre frações de segundos e segundos em que a pessoa fica literalmente sem respirar. O problema é percebido durante a noite, já que causa sintomas como ronco, sensação de sufocamento ao acordar, sono agitado, sonolência durante o dia, dores de cabeça e irritabilidade.

Tanto o ronco quanto a apneia do sono estão ligados a distúrbios metabólicos, aumento de peso e obesidade e problemas cardiovasculares. Por isso é importante buscar tratamento antes que essas situações provoquem danos irreparáveis para a saúde.

Maneiras de tratar o ronco e a apneia

O ronco sozinho pode ser tratado de diversas maneiras, inclusive mudando a dieta e outros hábitos ou até a posição em que a pessoa dorme. Quem sofre com esse problema deve procurar saber quais as causas e então buscar uma resolução.

Já a apneia pode ser tratada com uso de aparelhos ou até cirurgias. Segundo uma publicação da revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, o uso desses acessórios usados na boca durante a noite são ótimas soluções para o problema.

O acompanhamento com ortodontista é fundamental para que ele sugira a melhor opção de aparelho para corrigir a apneia. Esse tipo de tratamento é, em geral, a primeira escolha antes de optar por cirurgias, já que é menos invasivo, tem custo muito menor e é mais confortável do que um procedimento cirúrgico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!