Clínica Geral > Especialidades

A apneia do sono não te deixa dormir bem? Saiba como controlar

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

Você sabia que há pessoas que sofrem paradas respiratórias durante o sono? Acredito, pois é mais comum do que se imagina. A apneia do sono refere-se a um grupo de perturbações graves, nas quais a respiração se suspende repentinamente enquanto dormimos. Esse tempo é suficientemente prolongado para provocar uma desoxigenação sanguínea e cerebral e aumentar a quantidade de anidrido carbônico.

A apneia do sono costuma ser obstrutiva ou central. A apneia do sono central resulta de uma disfunção na zona do cérebro que controla a respiração. Já a apneia do sono obstrutiva é decorrente de uma obstrução na garganta ou nas vias respiratórias superiores.

Apneia pode indicar obstrução na garganta ou nas vias respiratórias superiores. Foto: Shutterstock

Apneia pode indicar obstrução na garganta ou nas vias respiratórias superiores. Foto: Shutterstock

A apneia do sono obstrutiva

Nos casos de a apneia do sono ser obstrutiva, por vezes, manifesta-se uma combinação de concentrações baixas de oxigênio no sangue e altas de anidrido carbônico de forma prolongada. O resultado é a redução da sensibilidade do cérebro a tais anomalias, acrescentando um elemento de apneia central à perturbação obstrutiva.

Geralmente, a apneia do sono obstrutiva aparece em homens obesos que, na sua maioria, costumam tentar dormir de costas. Este distúrbio é muito menos frequente nas mulheres. A obesidade, provavelmente em consequência do envelhecimento dos tecidos corporais e de outros fatores, leva a um estreitamento das vias respiratórias superiores.

O risco de desenvolver a apneia obstrutiva durante o sono é aumentado com o hábito do tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e por doenças pulmonares, como o enfisema. A predisposição genética também deve ser analisada.

Sintomas da apneia do sono

Os sintomas da apneia do sono devem ser observados por alguém enquanto a pessoa dorme. Fazer ruídos ao dormir é o sintoma mais frequente e está associado à sufocação, às pausas na respiração e ao despertar brusco.

Em casos graves, as pessoas afetadas têm repetidas crises de falta de ar obstrutivas associadas ao sono. Isso pode ocorrer tanto à noite quanto de dia, o que, com o tempo, começa a interferir no trabalho diurno, aumentando o risco de complicações.

Quando a apneia do sono se torna grave e prolongada, pode causar cefaleias, hipersônia diurna, atividade mental diminuída e, finalmente, insuficiência cardíaca e pulmonar. Diante disso, os pulmões ficam incapazes de oxigenar o sangue adequadamente nem de eliminar o anidrido carbônico.

O diagnóstico inicial é dado a partir de informações do próprio parceiro, no entanto, a confirmação e a avaliação da gravidade do caso serão dadas através de um estudo do sono em laboratório.

Tratamento da apneia do sono

Paciente com apneia do sono obstrutiva devem deixar de fumar, evitar o abuso de bebidas alcoólicas e providenciar a perda de peso. Não são recomendados para pessoas com ressonar intensos os tratamentos com tranquilizantes, medicação para dormir ou outros sedativos, nem para as que sofrem de falta de ar durante o sono.

Já as pessoas com apneia do sono central costumam ser beneficiadas pelo uso de um instrumento que ajude a respirar enquanto dormem. A mudança postural durante o sono também é importante: recomenda-se a posição de dormir de lado ou de boca para baixo.

Em casos raros de pessoas com apneia do sono grave, torna necessária uma traqueotomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura permanente na traqueia através do pescoço. Contudo, esta medida extrema só é indicada em poucas situações e é executada por um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite