Amor e Sexo > Especialidades

Camisinha de língua previne doenças sexualmente transmissíveis

Por Redação Doutíssima 17/09/2015

As novidades para ter sexo seguro não param de surgir e a mais nova delas é a camisinha de língua. É uma ótima forma de tornar o sexo oral livre de qualquer inconveniente – deixando-o ainda mais prazeroso. Muitas pessoas acham que o sexo oral é 100% seguro, mas a verdade é que ele também representa riscos de transmissão de doenças.

 camisinha de língua - doutissima - iStock

Camisinha de língua diminui riscos de doenças sexualmente transmissíveis. Foto: iStock, Getty Images

 

Sexo oral desprotegido é comum, mas tem riscos

Muitas pessoas questionam se é preciso usar camisinha durante o sexo oral e a maioria delas não usa. Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, em 2010, indica que a maioria dos adultos com idade inferior a 50 está praticando alguma forma de sexo oral – tendência que tem aumentado significativamente nas últimas décadas.

 

Em contrapartida, o uso de preservativo durante esse tipo de relação não é muito comum. Um levantamento publicado no Perspectives on Sexual and Reproductive Health mostrou que, entre 1.373 estudantes do Reino Unido, 56% relataram ter tido sexo oral e que apenas 17% deles já tinha usado preservativo durante o ato. Além disso, somente 2% relatou usar preservativos com regularidade durante o sexo oral.

 

Com isso, é importante estar alerta aos riscos do sexo oral. Segundo instituições de saúde, há risco de contrair ou transmitir DSTs ao praticar essa modalidade de relação. Caso você ou seu parceiro tenham uma infecção, o risco de contágio pode aumentar se um de vocês tiver feridas ou cortes ao redor da boca, órgãos genitais ou ânus.

 

Camisinha de língua oferece sexo oral seguro

É possível fazer sexo oral mais seguro usando camisinha de língua porque ela atua como uma barreira entre a boca e os órgãos genitais. Conhecidas também como capa para língua, elas podem ajudar a proteger de muitos perigos relacionados ao sexo oral.

A camisinha de língua é capaz de ser encontrada em várias cores e com elementos que ajudam a proporcionar um prazer extra.

 

Muitos desses preservativos possuem pontos estimuladores e um elástico para fixação. Esses pontos podem ser uma ótima forma de excitar, principalmente para a mulher, já que atuam de forma mais provocante no clitóris.

 

Geralmente a camisinha de língua é feita de látex e possui aproximadamente 8 cm. Para encontrá-las, o mais indicado é procurar uma sex shop. Elas devem ser lavadas com água e sabão após o uso. É possível ainda usar uma camisinha tradicional para proteção, o que inclui escolher também entre os diversos sabores disponíveis.

 

Embora essa seja uma ótima medida de proteção, além da camisinha de língua são necessários outros cuidados com o sexo oral. É importante, por exemplo, falar com seu parceiro ou parceira sobre as respectivas histórias sexuais – principalmente doenças e formas de proteção.

Além disso, não é recomendável fazer sexo oral se um dos dois estiver em tratamento para uma DST ou apresentar um surto de sintomas.

 

De toda forma, ao optar por fazer sexo oral busque sempre usar um método de barreira e evitar contato direto entre a boca e os órgãos genitais ou ânus do outro. Essa é uma das melhores maneiras de reduzir a possibilidade de contrair ou transmitir uma DST.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!