A alergia respiratória, por ser tão comum, é algo que muitas pessoas sofrem ou conhecem algum parente ou amigo que tenha esse tipo de doença.
A asma, rinite e sinusite são exemplos de alergias respiratórias. A rinite é uma doença crônica que afeta em torno de 10% dos adultos e até 20% das crianças em escala mundial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, Calcula-se que cerca de 10% da população apresenta sintomas de asma e quase 30% de rinite.
Mas afinal, o que causa essas reações alérgicas do sistema respiratório? Quais os sintomas? E como prevenir estas crises tão incômodas? Veremos logo a seguir
Alergia respiratória: Principais sintomas
A rinite e a asma são as alergias respiratórias mais comuns. Embora a rinite tenha sintomas semelhantes aos de um constipação, não provoca febre, nem é infecciosa, sendo habitual: comichão no nariz, corrimento nasal e espirros. Na asma, os sintomas mais comuns são dificuldade a respirar, tosse e um chiado no peito.
Os sintomas podem ocorrer isolados ou combinados entre eles:
– Espirros;
– Corrimento nasal;
– Comichão nos olhos/nariz/garganta e muitas vezes na pele;
– Lacrimejo;
– Congestão nasal;
– Sinusite;
– Dor de cabeça (cefaleia);
– Tosse.
Os causadores
A alergia respiratória é causada por componentes ambientais inalados, os chamados aeroalérgenos (alérgenos suspensos no ar), ou seja, a poeira que fica suspensa no ar e que contém uma série de alérgenos.
Os mais comuns são: os ácaros , mofo (fungos do ar), partículas liberadas da saliva dos gatos, pelos de animais e pólens de plantas domésticas ou externas.
Esses alérgenos usualmente afetam o sistema respiratório causando espirros, coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos, lacrimejamento e até falta de ar. A rinite alérgica e a asma, como já dissemos, são as principais doenças da alergia respiratória.
Dentre estes alérgenos do ar, os ácaros são os piores causadores das alergias e também os que mais convivem perto de nós.
Como prevenir a alergia respiratória
É praticamente impossível evitar o contato com os alérgenos da poeira, principalmente com os ácaros. Entretanto, existem maneiras que reduzem o seu número e dessa forma diminuem os problemas da sua alergia.
- Promova uma limpeza eficaz dos carpetes do quarto de dormir com produtos com acaricida;
- Encape todos os travesseiros, colchões e almofadas com capas antiácaros, que não permitem o contato dos ácaros com as pessoas;
- Aspire a casa frequentemente com aspiradores com filtro de água;
- Assegure que sua casa seja ventilada e ensolarada, mantendo a umidade baixa;
- Orienta-se aos pais pararem de fumar dentro da casa ou próximo das crianças ou pessoas alérgicas.
Quando uma pessoa se torna sensível aos alérgenos e desenvolve uma doença crônica como a rinite e a asma, dificilmente encontrará a cura efetiva para, mas o controle destas doenças é possível e a prevenção do contato dos alérgenos é o melhor remédio para o controle das reações.
Saiba Mais
Atchim!! O número de pessoas com alergias triplicou nos últimos 40 anos
Conheça as causas da rinite alérgica
Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa
Sinusite alérgica: Sintomas, causas e tratamento
Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia