As pessoas praticam atividade física com objetivos diversos. Para alcançar a meta, não basta se exercitar,é preciso se exercitar da maneira certa, evitando os principais erros na academia. O exagero na carga, pular o aquecimento e seguir sempre a mesma série são alguns dos principais erros na academia que atrapalham o processo. A educadora física e diretora do Laboratório do Exercício, da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Flavia Martinez, diz, “Fazer qualquer exercício de maneira incorreta pode causar lesões articulares e musculares, fadiga excessiva, câimbras, falta de ar e diminuição do desempenho e dos resultados nos treinamentos”.
Veja aqui a lista com os 6 principais erros na academia.
Os 6 principais erros na academia
Exercitar apenas pernas e bumbum
Apesar de serem as áreas que geralmente mais incomodam e preocupam devido ao acumulo de gordura, malhar só os membros inferiores por se tratar de um dos principais erros na academia pode trazer inúmeros prejuízos. O primeiro deles é estético, já que a parte inferior do corpo ficará mais tonificada e em melhor forma do que a superior, deixando o corpo com uma proporção estranha. “Outra questão diz respeito à postura e à estabilidade, que só podem ser trabalhadas quando acionamos os músculos presentes nas costas, na lombar e nos ombros”,diz o educador físico Felippe Norimatsu, da academia Reebok, em São Paulo.Além de comprometer os joelhos devido a possíveis sobrecargas.
Investir só em aeróbicos para emagrecer
Caminhas e pedalar queimam muitas calorias, mas só isso não adianta se seu objetivo forque, quanto mais músculos você tiver, mais acelerado ficará seu metabolismo e, assim, você aumentará o gasto calórico e o consumo de gordura A ginástica com peso também é um aliado importante contra os principais erros na academia ela pode fortalecer tendões e ligamentos, prevenindo lesões durante a prática aeróbica, e para tonificar os músculos, evitando a flacidez decorrente do emagrecimento.
Fazer treinos muito longos
Profissionais de educação física dizem que um dos principais erros na academia é investir mais no tempo que na que a intensidade do treino de malhação. É muito eficaz fazer uma bateria rigorosa de exercícios em 30 minutos do que passar 1 hora e meia fazendo exercícios de forma leve. Em treinos curtos, o metabolismo fica mais acelerado, o esforço é maior , pois o corpo não tem tempo de se acostumar ao estímulo do exercício, diferente dos exercícios longos, onde é difícil manter o mesmo ritmo e o rendimento acaba sendo menor.
Pular o aquecimento
Começar a caminhar na esteira em uma velocidade já avançada ou mesmo iniciar um treino de força sem antes aquecer músculos e ligamentos são atitudes é um dos principais erros na academia que afetam sua saúde.Especialistas explicam que ,o aquecimento ele eleva a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, e tirar o corpo do repouso, preparando ele para o exercício. Pulando essa etapa, você elevará a frequência cardíaca de maneira muito rápida, o que pode levar a um mal-estar súbito, e prejudicará as articulações, que não terão tempo suficiente para entrar no ritmo. Explicam ainda que os movimentos de alongamento devem ser específicos para o exercício que virá a seguir. Um exemplo clássico é andar devagar na esteira antes de iniciar uma corrida. Mas valem agachamentos sem carga ou outros movimentos que despertem os músculos que serão trabalhados.
Não seguir o número de repetições indicado
Cada série de exercícios é devidamente traçado pelo professor, para que você consiga alcançar o objetivo desejado. Os treinos de resistência, em geral, usam carga de leve a moderada e séries de 15 repetições. Os de ganho de massa muscular, ao contrário, são feitos com maior peso e menos repetições. Professores de educação física explicam que se o aluno fizer mais ou menos movimentos do que o proposto, ele muda a essência do treino o que pode comprometer o alcance dos seus objetivos. E lembre-se: ao fazer menos do que deveria, você certamente também gastará menos calorias.
Malhar todos os dias do mesmo jeito
Dar os mesmo estímulos ao corpo fazendo sempre os mesmos exercícios, não é nada indicado.Segundo especialistas, você precisa fazer exercícios diferentes durante a semana estimulando diversos grupos musculares. Ao repetir sempre a sequência de treino de força, os músculos não têm o tempo necessário para se recuperar das micro lesões provocadas pelos exercícios e você não verá tanto os efeitos da modalidade.Além do mais, sem variar, você tornará a malhação monótona, o que pode ser desestimulante. E o organismo acaba por se acostumar àquela atividade e, tendendo a responder cada vez menos aos estímulos e não se beneficiará tanto.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Qual o melhor horário para ir na academia?
10 vantagens da academia feminina
Saiba exatamente o que comer depois da academia
Escolhendo os equipamentos corretos para a academia
Ballet Fitness: conheça a nova febre das academias