Exercícios

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

Por Redação Doutíssima 19/09/2013

musculacao-2-blogda-mimis

 

Você já ouviu falar em treino de musculação em circuito? Hoje em dia existem academias que só trabalham com esse sistema. Esta moda se expandiu e chegou também às academias tradicionais. Descubra mais sobre o circuito e saia da rotina na hora de fazer musculação sempre que tiver vontade.

 

Treino em circuito

Esta é uma maneira de praticar a musculação e queimar calorias ao mesmo tempo que tonifica os músculos. O circuito agrada pelo seu dinamismo e pela quebra da rotina monótona na prática da musculação. Este tipo de treino consiste em levantar cargas mais leves com períodos de descanso muito curtos. O atleta passa por 4 até 6 aparelhos diferentes. Ele faz um exercícios por não mais de 1 minuto, passa de um exercício para o outro entre 15 e 30 segundos (ou sem descanso) e completa uma série de circuitos em diferentes aparelhos.

 

As vantagens do circuito

A musculação em circuito proporciona um aumento moderado da capacidade cardiovascular em comparação com o treino de musculação tradicional. Como não são feitas longas pausas, e as vezes não há descanso entre os exercícios, é necessário menos tempo para realizar este tipo de treino. Já a perda de gordura pode ser maior com este tipo de treino em circuito se comparado com o treino de musculação tradicional.

 

As desvantagens do circuito

Considerando que os pesos usados são bastante leves, a força e o ganho de massa muscular são mínimos em comparação com o treino tradicional, e o mesmo acontece com a massa óssea.

 

Dica: Após a prática constante do treino em circuito com cargas leves, converse com seu personal trainner ou com um professor de sua academia para ir aumentando a carga gradativamente. O circuito feito com cargas mais pesadas pode aumentar a força e a massa muscular de forma semelhante aos programas de musculação mais tradicionais.

 

Fonte: Musculação net.