Clínica Geral > Saúde

Deficiência mental: causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 04/07/2013

download (1)

A deficiência mental é uma redução da capacidade intelectual, abaixo dos padrões que são considerados normais para a idade da criança. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades para aprender, entender, se comunicar, realizar tarefas cotidianas e interagir com o meio em que vivem.

Não se deve confundir deficiência mental com doença mental, a pessoa com deficiência mental pode tomar decisões sobre sua vida e está ciente de tudo o que a cerca,  o doente mental tem seu discernimento comprometido, a doença  interfere no comportamento das pessoas, pois lesam outras áreas celebrais, como a concentração e o humor como as pessoas com esquizofrenias, transtornos obsessivos compulsivos, transtorno bipolar, entre outros.

Na deficiência mental, o desenvolvimento das pessoas é limitado e na doença mental, as funções existem, mas estão comprometidas por condições psíquicas anormais.

Diagnóstico

Embora a maioria dos casos seja possível identificar nas crianças pequenas, a grande maioria das crianças só são percebidas quando começam a frequenta a escola. O diagnóstico precoce é fundamental para que a criança tenha uma qualidade de vida melhor e para que tenha resultados mais eficientes no tratamento.

Causas

A deficiência mental pode ter várias causas, entre as principais estão os: fatores genéticos, perinatais que são ocorridos durante a gestação e o parto e pós-natais. O diagnóstico correto dos fatores causais no momento do nascimento pode não só amenizar os sintomas mas até mesmo evitar o dano cerebral.

Um exemple da causa genética é o portador de Síndrome de Down.

images (1)

leia também: Conheça a Síndrome de Hutchinson-Gilford.

Quem pode ser considerado deficiente mental?

Pessoas com QI inferior á 70 e cujo os sintomas tenham aparecido antes dos 18 anos. pessoas que tem dificuldades em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, que  necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.

Graus de deficiência mental

Profunda:

  • Grandes problemas de comunicação com o meio;
  • São dependentes dos outros em quase todas as funções e atividades, pois suas dificuldades  físicas e intelectuais são gravíssimos;

Grave:

  • Necessitam de proteção e ajuda para atividades diárias;
  • Apresentam muitos problemas psicomotores;
  • Precisa de ajuda para comunicar-se.

Moderada:

  • São capazes de adquirir hábitos de autonomia pessoal e social;
  • Podem aprender a comunicar pela linguagem oral, mas apresentam dificuldades na expressão e compreensão oral;
  • Dificilmente chegam a dominar as técnicas de leitura, escrita e cálculo;

Leve:

  • Podem chegar a realizar tarefas mais complexas;
  • A sua aprendizagem é mais lenta, mas podem permanecer em classes comuns embora precisem de um acompanhamento especial;
  • Podem desenvolver aprendizagens sociais e de comunicação e têm capacidade para se adaptar e integrar no mundo em que vive;
  • Apresentam atraso mínimo nas áreas perceptivas e motoras;
  • Geralmente não apresentam problemas de adaptação ao ambiente familiar e social.

Veja também: O que é a Síndrome de Chediak- Higashi?

Tratamento

O portador da doença deve ter acompanhamento de profissionais fisioterapeutas, da terapia ocupacional, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do pedagogo, entre outros. Assim será possível amenizar  problema.

Fontes: ASL, Info Escola e Wikipédia