Esporte

Conheça os principais tipos de lesões no joelho

Por Redação Doutíssima 19/07/2013

O joelho é uma estrutura complexa e uma das articulações de maior tensão no corpo, sendo vital para o movimento – mas bastante vulnerável a lesões. Não é à toa que costuma estar ligado à maioria dos problemas desenvolvidos por atletas.

A boa notícia é que a maior parte desses problemas podem ser tratados – e até mesmo prevenidos com sucesso – através de medidas simples, como exercícios de fortalecimento da região.

Esportes e lesão no joelho

O joelho é a articulação do corpo que mais suporta peso. Quem participa em atividades esportivas e recreativas está no grupo de risco para problemas na região. É o que indica um estudo da Academic Emergency Medicine, segundo o qual jovens entre 15 e 24 anos de idade têm maior taxa de lesão devido ao esporte.

As lesões no joelho são comuns na maioria dos esportes, seja em razão de choques ou sobrecarga. Quem acompanha ou pratica modalidades como ginástica, esqui, snowboard, snowboard e voleibol deve saber bem o que é isso. Porém, ainda é no futebol que se concentram boa parte dos problemas.

De acordo com uma pesquisa do Post Graduate Institute of Medical Education and Research (PGIMER), o futebol é o responsável por 31% das lesões nessa área. Foram estudados 363 atletas, sendo 58% deles amadores e 42% profissionais.

Esse levantamento ainda mostra a gravidade dos problemas nessa região do corpo, já que dos analisados apenas 40% conseguiu retomar a atividade esportiva – sendo o retorno mais comum entre atletas profissionais, em razão do tratamento e reabilitação a que se sujeitaram.

Os sintomas que denunciam uma lesão nessa área dependem da localização e da gravidade. Geralmente, é possível notar dor, inchaço, rigidez, calor, vermelhidão, instabilidade e incapacidade para endireitar completamente a articulação.

joelho

Quem pratica esportes está mais sujeito a lesões no joelho. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos de lesões

Conheça quais os principais tipos de lesões que podem afetar essa parte do corpo:

  • Entorses e distensões

Entorses e distensões são lesões nos ligamentos. O ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial são os mais frequentemente atingidos. Elas geralmente acontecem em esportes como futebol e basquete, nos quais o joelho experimenta movimentos súbitos de torção, rápidas mudanças de direção ou um pouso incorreto.

  • Menisco

O desgaste normal do envelhecimento pode enfraquecer o menisco, mas um movimento errado também é capaz de rompê-lo. Essa é uma cartilagem que ajuda a manter o joelho estável. Os sintomas são geralmente dor, rigidez, inchaço, bloqueio e diminuição da amplitude de movimento.

  • Fratura

A fratura é mais frequentemente causada por trauma, como quedas, acidentes automobilísticos e contatos relacionados a esportes. Costuma ser a patela o osso mais quebrado dessa região.

  • Joelho de corredor

A lesão de esforço mais comum. Trata-se de um termo vago que se refere a vários problemas, como a síndrome da dor femoropatelar. São dolorosas e bastante comuns entre atletas corredores e ciclistas.

E você, já teve alguma lesão no joelho? Como aconteceu? Conte para a gente! Também compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!