[the_ad_group id="16403"]
Medicina Alternativa

Entorse: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

entorse é uma lesão dos ligamentos de uma articulação. É comum acontecer em atletas, que estão em constante movimento. Mas é possível que uma pisada de mau jeito ou um simples colocar o pé no chão ocasione uma entorse, em qualquer pessoa. A região do corpo mais comumente atingida por esse problema é o tornozelo.

 

entorse

Remédios caseiros aceleram a recuperação após uma entorse. Foto: iStock, Getty Images

 

Como tratar uma entorse

 

Normalmente, a lesão rende dores e uma a duas semanas de repouso, com o pé para cima e a região afetada inchada. Quase sempre, a única recomendação médica é colocar gelo e levantar o pé. Mas será que não podemos fazer mais nada?

É claro que podemos. Temos como recorrer a um preparado caseiro que vai ajudar a acelerar a melhora da entorse. Nos primeiros dias, o ideal é recorrer ao saco frio, porque ele ajuda a reduzir a inflamação.

Para fazê-lo em casa, encha um saco de plástico de congelar com três partes de água e uma de álcool etílico. No primeiro dia, aplique frio durante 20 minutos, a cada hora, por seis horas. No segundo e terceiros dias, aplique 20 minutos, três vezes por dia. Passados os primeiros dias, pode-se recorrer ao tratamento térmico, que alivia a dor, melhora a circulação e ajuda no processo de cura.

 

Tratamento térmico para entorse

 

No tratamento térmico, um banho de alfazema e alecrim é bem fácil de fazer e dá bons resultados. Feito com ingredientes relaxantes, calmantes e anti-inflamatórios, servem não só para a entorse, mas também para artrose ou artrite. Comece colocando em um recipiente 2,5 litros de água morna.

Adicione três gotas de óleo essencial de alfazema e três gotas de óleo essencial de alecrim. Coloque o pé dentro da solução por 10 minutos. Se a entorse for em um outro local, umedeça uma toalha limpa com o preparado e faça uma compressa. Combine este preparado com a aplicação de gelo no local afetado.

 

Outras receitas caseiras

 

Tome açafrão, pois ele possui propriedades que reduzem a inflamação provocada pela lesão no músculo. Uma boa pedida é acrescentar uma quantidade generosa de açafrão à comida. O ideal é consumir 300 mg de açafrão por dia.

Um preparado de ervas para aliviar a dor pode ser feito com 30 ml de extrato de valeriana, um sedativo bastante potente; 7,5 ml de extrato de gengibre, que é um ótimo anti-inflamatório; e 15 ml de extrato de casca desalgueiro-branco, que contém salicina, elemento do qual é feita a aspirina. Misture os extratos e guarde num frasco de vidro escuro. Tome meia colher de chá, diluída em 60 ml de água morna, até quatro vezes ao dia.

Um saco de sal quente também pode diminuir a dor e estimular a circulação. Aqueça meio quilo de sal numa frigideira. Coloque o sal numa meia limpa e grossa, permitindo que ela fique maleável. Aplique o pó no local durante meia hora.

Da mesma forma que é importante deixar a área da entorse em repouso durante alguns dias, também é importante iniciar uma suave movimentação, depois que a dor intensa inicial e o inchaço passarem. Alongamentos também ajudam a estimular a circulação e evitam cicatrizes.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]