Tabagismo

Quer saber como parar de fumar? Conheça 5 tratamentos

Por Redação Doutíssima 30/10/2014

Os malefícios do cigarro são conhecidos e comprovados já há muito tempo. Ele diminui a qualidade de vida e está ligado a inúmeros problemas de saúde, principalmente respiratórios. E, pelo fato do tabaco conter nicotina, largar o vício se torna extremamente difícil.

 

É preciso que se tenha muita força de vontade. Por isso, veja dicas de como parar de fumar e faça este esforço.

como-parar-de-fumar

É possível abandonar o cigarro, mas é preciso ter força de vontade. Foto: iStock, Getty Images

Como parar de fumar

 

1. Adesivo de nicotina

 

Esse tratamento que ensina como parar de fumar fornece à pessoa a dose de uma das substâncias mais viciantes do cigarro, a nicotina, sem o risco das outras substâncias presentes no tabaco, que são mais nocivas. Desse modo, fica mais fácil reduzir as crises de abstinência, já que a nicotina é retirada aos poucos.

 

O benefício de se utilizar o adesivo de nicotina é que esse tratamento apresenta menos efeitos adversos e desagradáveis. O adesivo pode ser colocado em qualquer parte do corpo, e a nicotina vai sendo liberada sem interrupções durante as 24 horas do dia.

 

2. Chiclete de nicotina

 

Igual ao tratamento do adesivo para ter como parar de fumar, o chiclete fornece a substância com o objetivo de diminuir os sintomas das crises de abstinência. Normalmente o chiclete vem com 2 ou 4 mg de nicotina por goma.

 

O adesivo tem uma maior adesão pelas pessoas que estão parando de fumar do que o chiclete. Em momentos de fissura, porém, muitos pacientes preferem utilizar o chiclete de nicotina para aliviar os sintomas.

 

3. Spray nasal de nicotina

 

O spray nasal possui a nicotina diluída em um líquido que pode ser borrifado no nariz. Cada dose contém 0,5mg de nicotina. O pico da substância ocorre de 5 a 10 minutos depois de a pessoa ter utilizado o spray.

 

O recomendado é utilizar o método entre 10 a 20 vezes ao dia, com redução ao longo de duas semanas. Se houver uma vontade muito forte de fumar, o paciente pode utilizar o spray 15 minutos depois da última dose.

 

4. Nortriptilina ou Bupropiona

 

Esses dois medicamentos são antidepressivos, que inibem a recaptação da serotonina e são bastante efetivos no tratamento da abstinência da nicotina. O que acontece é que muitas pessoas, quando largam o cigarro, acabam desenvolvendo sintomas de depressão.

 

Em algumas pessoas, a nicotina pode ter efeito antidepressivo, o que mantém o tabagismo. Esse efeito pode ser substituído pelo uso dos antidepressivos.

 

Mas atenção: tanto o tratamento com a Nortriptilina quanto com a Bupropiona precisam de prescrição e acompanhamento médico. Se você quer saber como parar de fumar utilizando esses remédios, converse com um especialista.

 

5. Grupos de apoio e terapia

 

Buscar ajuda em grupos de apoio e terapia é um bom modo de como parar de fumar. Ouvir outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que você pode ajudar no tratamento para largar o tabagismo.

 

A terapia também é um método recomendado pela necessidade de se abrir. Expressar os sentimentos e experiências que surgem juntamente com os sintomas das crises de abstinência pode ajudar a superar essa fase ruim.