Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para ajudar a parar de fumar

Por Redação Doutíssima 30/10/2014

É de senso comum que parar de fumar é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar. No entanto, não é nada fácil ser posta em prática. Muitas pessoas tentam mais de uma vez e fracassam. Para tornar essa atitude mais possível, vamos ensinar uma receita caseira muito simples de ser preparada.

parar-de-fumar

Nosso corpo começa a reagir progressivamente á abstinência do cigarro. Foto: iStock, Getty Images

Por que parar de fumar

Antes de ensinar como largar o vício, é importante ressaltar quais os benefícios que essa atitude tratá. E são muitos. Quando paramos de fumar, o nosso corpo reage de maneira praticamente instantânea, e essas alterações vão evoluindo conforme o tempo passa.

Nos primeiros 20 minutos depois de um cigarro, por exemplo, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis usuais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.

Oito horas depois da decisão de parar de fumar, os níveis de monóxido de carbono no sangue também chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta. Já no primeiro dia, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui. Passadas 48 horas de abstinência, as terminações nervosas já começam a crescer de novo e é perceptível uma melhora nos sentidos de olfato e paladar.

Nos primeiros, meses a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Isso significa que caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%. Além disso, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar, ficam mais tênues.

No primeiro ano após você parar de fumar, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade. Depois desse tempo, por exemplo, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%.

Depois de cinco a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago também diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante. Já a taxa de mortalidade por câncer de pulmão passa a ser a mesma de um não fumante.

Isso porque as células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Assim chega-se aos 15 anos após a decisão de parar de fumar, quando os riscos de complicações coronárias ficam iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

Remédio caseiro para parar de fumar

Um bom remédio caseiro para parar de fumar é o suco de agrião com cenoura. Para fazê-lo, você vai precisar de 100 gramas de agrião, uma cenoura média, um limão e água. Coloque o agrião e a cenoura no liquidificador e bata com 300 ml de água. Misture com o suco de um limão e tome-o três vezes ao dia.

Faça, em dias alternados, refeições com alimentos alcalinizantes e com esse remédio caseiro, para eliminar as toxinas do sangue e, assim, a necessidade de fumar mais. Tomando esse suco por 15 dias – sem fumar, é claro -, a necessidade química das toxinas do cigarro deve sumir. É também uma boa opção adotar uma dieta de desintoxicação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!