Remédios Caseiros

Saiba como parar de fumar com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Todo fumante, assim que consegue largar o vício, percebe imediatamente os malefícios que o cigarro causava ao organismo. Parar de fumar, porém, não é uma tarefa fácil e requer muita disciplina e força de vontade. Procurar um especialista é sempre o mais indicado, mas também existem alguns remédios caseiros que ajudam a controlar a vontade.

.

parar-de-fumar

Algumas receitas caseiras podem ajudar a aguentar a abstinência. Foto: iStock, Getty Images

.

Por que é tão difícil parar de fumar?

.

O cigarro se torna viciante porque contém nicotina, uma substância que tem a capacidade de ativar regiões do cérebro ligadas ao prazer. Quando uma pessoa traga, o circuito cerebral dessa região é acionado, provocando uma sensação de bem estar – por isso a dificuldade em parar de fumar.

.

Entre os malefícios ligados ao cigarro estão o aumento da pressão arterial, maior risco de infarto, enfraquecimento do sistema imunológico, aumento do estresse e problemas de circulação.

.

Uma dieta de desintoxicação pode ajudar a parar de fumar. Procure manter uma alimentação saudável e faça sempre exercícios físicos. Outra dica é diminuir aos poucos a quantidade de maços que você fuma em um dia e os remédios caseiros abaixo podem ser grandes aliados nisso. Se mesmo assim você não conseguir se livrar do vício, procure ajuda de um especialista no assunto.

.

Veja os melhores remédios caseiros para parar de fumar

.

Suco de agrião e cenoura

.

Para fazer o suco, coloque um agrião e uma cenoura média no liquidificador e bata com 300 ml de água. Misture com o suco de um limão e tome-o três vezes ao dia. Em dias alternados, faça refeições exclusivas de frutas, alimentos alcalinizantes e desse remédio caseiro.

.

Isso vai ajudar a eliminar as toxinas do sangue. Durante os 15 dias em que usar este remédio, não é permitido fumar. Depois disso, é esperado que a pessoa não sinta mais a necessidade química das toxinas do cigarro.

.

Suco de goiaba

.

Esta receita é ótima para parar de fumar, pois a fruta contém muita vitamina C, o que neutraliza os efeitos da nicotina. Para preparar, basta lavar bem as frutas, descascar quatro goiabas e cortá-las em pequenos cubos.

.

O próximo passo é adicionar açúcar e quatro xícaras de água gelada no liquidificador e bater bem. Após adoçar, o suco está pronto para ser bebido. A fruta também é eficaz no tratamento de pressão alta, colesterol e de aterosclerose.

.

Azeite de oliva

.

Entre as muitas propriedades que o óleo tem também está a ajuda para parar de fumar. Para usá-lo, a melhor forma é, em jejum, tomar algumas gotas (uma colher de chá) de azeite de oliva extra virgem. Este azeite, por ter propriedades de limpeza ajuda a diminuir os efeitos que a nicotina deixa no corpo.

.

Valeriana

.

A valeriana é outra erva calmante, que relaxa as tensões dos músculos e tem um ótimo efeito na hora de dormir, ajudando a combater a insônia de quem ainda está sob efeito da abstinência. A melhor forma de aproveitar seus benefícios é fervendo algumas folhas em um litro de água. Espere esfriar e beba este chá diariamente, antes de dormir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!