Maquiagem

Confira 7 dicas de maquiagem para pele oleosa

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Parece que maquiagem e pele oleosa não nasceram uma para a outra. Principalmente no verão, quando a pele tende a ficar ainda mais oleosa. Mas não é impossível conviver com isso e fazer um make diariamente.

Alguns truques simples ajudam a fazer a maquiagem para pele oleosa funcionar direitinho e até se manter no lugar o dia todo. Confira as dicas e aproveite!

maquiagem-para-pele-oleosa

Pele oleosa requer o uso de produtos específicos para se maquiar. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer maquiagem para pele oleosa

1. Limpe bem a pele

Antes mesmo de começar a se maquiar, é preciso limpar a pele, remover as impurezas e tratar para que o excesso de óleo fique sob controle. Nesta etapa também é imprescindível utilizar um protetor solar para proteger o rosto dos danos causados pela exposição aos raios UV.

2. Não comece pela base

Antes de começar a maquiagem para pele oleosa é preciso usar um primer. O primer serve não só para disfarças imperfeições e sinais da idade como para manter a maquiagem no lugar por mais tempo. Este tipo de produto cria uma barreira, fazendo com que a oleosidade fique contida e não comprometa a maquiagem.

3. Produtos específicos são um must

Escolha uma base (ou BB Cream, ou protetor solar com cor) específica para a pele oleosa. Além de ser ideal para este tipo de pele, geralmente essas opções oferecem um acabamento matte, totalmente fosco, que é justamente o oposto da aparência brilhosa que a pele oleosa apresenta frequentemente.

4. Use o primer para os olhos

A pálpebra também é oleosa e a sombra, o lápis e o rímel não ficam no lugar? Depois de preparar a pele com base e corretivo, passe um primer específico para olhos. Esse tipo de produto vai garantir que a sombra esteja no lugar por muito tempo e também é capaz de destacar mais os pigmentos coloridos, deixando a maquiagem mais bonita.

5. Não esqueça do pó!

Pode ser compacto, pode ser solto, pode ser com cor ou translúcido. Ele vai ser seu aliado ao passar do dia para manter tudo em ordem. Os pós soltos são os mais indicados para maquiagem para pele oleosa por conter partículas superfinas que não deixam uma aparência de “reboco”.

No entanto, estes pós não são ideais para carregar na bolsa porque podem vazar da embalagem e sujar tudo ao redor. Outra dica: se você não gosta da aparência do pó na pele, use apenas nas áreas de maior oleosidade, como na testa e no nariz. Mas antes de sair de casa confira se a cor e a textura geral da maquiagem estão uniformes.

6. Abuse dos lencinhos

Mantenha tudo em ordem com lencinhos de limpeza. Várias marcas oferecem esses produtos, ideais para quem quer manter a maquiagem para pele oleosa praticamente intacta. Procure pelos lenços que removem a oleosidade sem remover a maquiagem.

O modo de usar é simples, mas bem diferente dos conhecidos lencinhos umedecidos: pressione o lenço, que se parece com um papel de seda, nas áreas com oleosidade excessiva. Assim a gordura da pele é absorvida pelo papel e a maquiagem fica no lugar.

7. Não durma maquiada

Este é um dos passos mais importante: sempre retire a maquiagem e limpe bem o rosto antes de dormir. A pele precisa respirar, e não remover os produtos vai tornar a maquiagem para pele oleosa ainda mais difícil. Usar maquiagem por muito tempo pode provocar a produção de mais óleo ainda pela pele, então não pule esta etapa!