Clínica Geral

Saiba o que pode causar a enxaqueca infantil

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Dor de cabeça não é exclusividade dos adultos. A enxaqueca infantil afeta muitas crianças que, pela pouca idade, não sabem bem como lidar com os sintomas. Por isso, é muito importante que os pais conheçam o que pode provocar a doença e prevenir a incidência nos pequenos.

 

enxaqueca infantil

Prestar atenção aos sintomas da enxaqueca pode evitar problemas mais graves. Foto: iStock, Getty Image

Má alimentação, fome, muito tempo gasto em frente à televisão, jogos de videogame por horas seguidas e uso do computador em excesso são os principais motivos para a cefaleia crônica nas crianças.

O tablet e o celular também são grandes vilões para os pequenos. Eles reduzem as horas de sono diárias, provocam problemas de concentração e causam a enxaqueca infantil.

Para os responsáveis, a tarefa consiste em limitar os horários de exposição dos filhos às tecnologias. O uso desenfreado dos aparelhos eletrônicos tem aumentando a ocorrência de crianças com dor de cabeça. As crises costumam ficar ainda mais intensas com o tempo e o tratamento requer tempo e paciência.

A doença pode afetar meninos e meninas e não existe uma faixa etária específica com maior probabilidade de desencadear a doença. Tanto aos 5 anos como após os 12 anos, podem ter enxaqueca infantil. No entanto, estudos apontam uma incidência maior nos meninos durante a pré-adolescência e, nas meninas, no final dessa fase, sendo mais comum após os 10 anos.

Saiba como age a enxaqueca infantil

 

Existem mais de cem tipos de dores de cabeça catalogadas pela medicina. No entanto, uma das que mais incomodam são as manifestações agudas ou crônicas, conhecidas como enxaqueca. Quando atinge as crianças, elas provocam transtornos nas terminações dos nervos, principalmente naqueles que atingem o cérebro e os vasos sanguíneos.

Mesmo que a dor seja sintoma de gripe ou estresse, a enxaqueca infantil requer um cuidado especial. Ela pode estar relacionada com infecções no sistema nervoso, problemas de circulação e dilatação dos vasos sanguíneos, além de doenças nos rins e presença de tumores.

Apesar de ser mais comum nos adultos, já são 5% dos casos de enxaqueca diagnosticados em crianças.

Sintomas da enxaqueca infantil

 

O local e o tempo de duração são essenciais para diagnosticar a intensidade da dor de cabeça. Todo o crânio costuma doer e provocar pressão nos olhos, além de dificuldade para enxergar.

Nesse caso, a tensão e ansiedade podem aparecer, acompanhadas de vômitos (principalmente pela manhã) e outros sinais de problemas nos nervos. É imprescindível levar a criança ao médico, pois a enxaqueca infantil também pode indicar a presença de tumores cerebrais.

Claridade e barulho incomodam bastante as crianças com enxaqueca. Apesar das causas mais comuns serem o uso frequente dos instrumentos eletrônicos, é possível que a doença seja hereditária, com características que aparecem também nos pais. Diferencie as dores em seu filho, prestando muita atenção aos sintomas durante as crises.

Crianças que têm muitas dores na cabeça devem evitar consumir queijos, molhos, doces, corantes artificiais, refrigerantes, gorduras e chocolate. Esses alimentos podem agravar a ansiedade e, consequentemente, a enxaqueca.

O problema pode sumir após os 10 anos de idade, mas, ainda assim, realizar um tratamento acompanhado pelo médico é muito importante para evitar problemas futuros.