Motivação

Motivação: aprenda sobre a pirâmide das necessidades humanas

Por Rafaela Monteiro 19/10/2013

motivacao

O psicólogo norte-americano Abraham Harold Maslow, propôs uma das mais importantes teorias motivacionais conhecidas até os dias de hoje. Seu modelo de motivação é baseado em uma pirâmide hierárquica, onde a base representa as necessidades mais primitivas e o topo, as necessidades mais refinadas.

Maslow explicou que as necessidades do homem estão dispostas de maneira hierárquica, da mais urgente para a menos urgente. Assim, as pessoas procuram satisfazer primeiro às necessidades mais importantes e, quando conseguem, tentam satisfazer a próxima necessidade mais importante.

 

download

 

Necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas constituem o nível mais baixo, de acordo com a pirâmide, das necessidades humanas. Esse nível inclui a fome, sede, abrigo, sexo, entre outros. São atividades relacionadas com a manutenção da espécie. Liberdade, amor e outros sentimentos não são prioridades para quem não tem como se alimentar. Após satisfazer suas necessidades fisiológicas, surgem as necessidades de segurança, ou seja, a busca de proteção contra ameaça ou privação.

 

Necessidades de segurança

Essas necessidades são mais facilmente compreendidas pela observação do comportamento infantil, pois o efeito de uma ameaça ou a reação ante o perigo são muito claros nas crianças, que não reprimem suas atitudes emocionais. O adulto saudável, que vive numa sociedade relativamente pacifista, não encontra dificuldade em satisfazer essa necessidade.

 

Necessidades de pertencimento e amor 

O próximo grupo, o das necessidades de pertencimento e amor, surge quando as necessidades inferiores estão relativamente satisfeitas. Por ser imprescindível a sensação de pertencer a um grupo, o ser humano procura um bom relacionamento com a sociedade através da criação e manutenção de um círculo de amizade e intimidade.

 

Necessidades de estima

O próximo nível é representado pelas necessidades de estima, que compreende fatores internos de auto-estima, como respeito próprio, realização e autonomia. E fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. Alfred Adler, psicólogo austríaco, analisou profundamente a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos pré-estabelecidos. Em seus estudos ele afirmava que ser humano, significa sentir-se inferior.

 

Necessidades de auto-realização

Já as necessidades de auto-realização representam a busca do ser humano pela sua realização como pessoa. Segundo Maslow , “a necessidade de realização total é o desejo de chegar a ser, cada vez mais, o que se é”.

Por conseguinte, as necessidades de saber e de entender são consideradas pelo autor como menos conhecidas, contudo, Maslow lhes atribui extrema importância. Elas são classificadas como “um desejo de entender, de sistematizar, de organizar, de analisar, de procurar por relações e significados, de construir um sistema de valores.

 

Necessidades estéticas

Por último, as necessidades estéticas, que são compreendidas por impulsos a beleza, à simplicidade, ordem, entre outros. Maslow encontrou indícios das necessidades desse grupo em crianças saudáveis, mas afirma que existem indícios delas em todas as culturas e idades.

Os níveis de cognição e estética não serão utilizados. A questão do conhecimento será incorporada às necessidades de auto-realização e a de estética no nível da estima, retornando, dessa forma, à estrutural piramidal, amplamente difundida, de cinco níveis.