Clínica Geral

Não sabe como baixar o colesterol? Confira 7 dicas

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Festa, comemoração, alegria e comida. Muitas vezes, é difícil não exagerar na dose. Só que o corpo pode cobrar a conta a longo prazo e exigir que você aprenda como baixar o colesterol. Confira dicas que podem fazer a diferença por mais saúde.

Colesterol nem sempre é vilão

O colesterol não é apenas uma gordura ruim. Em níveis normais, ele auxilia na produção hormonal, na síntese de vitamina D e na proteção dos vasos sanguíneos. Sua versão benéfica é chamada de HDL e a “ruim” é conhecida como LDL.

Ele pode ser entendido também como uma gordura necessária para o corpo. O problema aparece mesmo nos excessos, o que pode prejudicar a saúde. Para não correr riscos, é importante saber como controlar e como baixar o colesterol.

como-baixar-o-colesterol

Mudar hábitos alimentares pode ser essencial para baixar o colesterol. Foto: Shutterstock

Por que aprender como baixar o colesterol?

A má alimentação e o sedentarismo não são os únicos culpados pela elevação dos níveis de colesterol ruim, mas são os principais fatores. As dicas de como baixar o colesterol começam por aqui: com alimentação e a prática frequente de exercícios moderados.

De acordo com o Ministério da Saúde, 40% dos brasileiros apresentam doenças associadas ao colesterol alto, como infarto e AVC. Ele  tem implicações diretas no sistema circulatório e causa problemas vasculares e de coração.

Como baixar o colesterol em 7 dicas

1. Reduza a ingestão de gordura

Uma troca simples é substituir o leite integral pelo desnatado, que é menos gorduroso. Também é uma opção trocar o leite e o queijo de origem animal por versões de origem vegetal, como leite de amêndoas e o queijo de soja.

2. Coma menos carne vermelha

Fuja principalmente das carnes mais gordurosas. Novamente, diminuir a ingestão de gorduras em geral é uma boa técnica de como baixar o colesterol. Substitua a ingestão diária de carnes vermelhas por frango ou, preferencialmente, peixe.

3. Insira mais fibras e vegetais na sua dieta

As fibras naturais de frutas e legumes ajudam na redução dos níveis de colesterol, além de trazer nutrientes, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde geral do corpo.

4. Fique longe de alimentos processados

Entre eles, estão sorvetes, lanches de fast food, bicoitos e salgados (principalmente os folheados). Todos apresentam altos níveis de gordura na formulação.

5. Controle a ingestão de doces

Pode parecer difícil, mas é necessário. E isso inclui refrigerantes, sucos industrializados e sobremesas em geral.

6. Pratique exercícios físicos

Faça isso de forma regular para manter o corpo ativo. Atividades aeróbicas são as mais recomendadas nos casos em que é preciso se prevenir e aprender como baixar o colesterol.

7. Faça exames regularmente

Consulte um médico para avaliar se as mudanças na sua rotina e na dieta estão tendo efeito positivo.

Com essas dicas de como baixar o colesterol, você poderá notar mudanças nos seus níveis de LDL e HDL. A orientação de profissionais é sempre muito importante quando falamos em saúde.

No caso da alimentação, uma consulta com nutricionista pode indicar exatamente quais alimentos podem, quais não podem e quais devem ser ingeridos para controlar os níveis de colesterol.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros