A tendinite é uma inflamação no tendão e pode causar muita dor. Normalmente é causada por lesões por esforços repetitivos, a famosa LER, e pode afetar o quadril, o joelho, o cotovelo, o ombro ou o tendão de Aquiles. A área afetada pode ser tratada com repouso e a combinação de outros métodos. Aqui estão algumas maneiras de tratar a tendinite.
1) Identifique a causa da dor.
Se foi por causa de um esporte, ou exercício, pare de praticá-lo.
2) Imobilize a área afetada
Pare de praticar exercícios por 3 semanas para dar tempo ao tendão de se curar. Normalmente ele pode se curar sozinho se você deixa-lo parado.
3) Recomece sua rotina de exercícios devagar
Uma vez que você tenha imobilizado a área, é bom começar os exercícios de novo, mas vá com calma. Fique longe de esportes de alto impacto. Se você gosta de correr, comece alternando a corrida com um minuto ou dois de caminhada. Preste atençãoo no seu próprio corpo. Se a área afetada pela tendinite recomeçar a doer, descanse mais um pouco.
4) Alongue antes de praticar exercícios
É importante aquecer antes de se exercitar e relaxar depois de se exercitar para que você não acabe se machucando. Se você já teve tendinite, reserve mais tempo para o aquecimento e para o alongamento.
5) Use proteção
Se a área afetada é o seu joelho, cotovelo ou pulso, use faixas para que ela não inflame ainda mais. Usar proteção garante que você não vai se machucar mais do que já está. Use a faixa enquanto pratica exercícios e também quando estiver em repouso.
6) Use medicação anti-inflamatória
Estes remédios vão aliviar a dor da tendinite. Primeiro tente ibuprofeno ou aspirina, mas se eles não funcionarem, seu médico vai receita-lo algo mais forte.
7) Faça compressas de gelo
Coloque gelo no local machucado no dia em que machucar, ou sempre que sentir dor. Aplique o gelo por 10 minutos a cada duas horas. Faça isso sempre que praticar exercícios ou sentir dor.
8) Fale com seu médico se a dor persistir
-Seu médico pode recomendar fisioterapia se você não for capaz de tratar a tendinite você mesmo. Um fisioterapeuta vai tratar a área danificada com exercícios que a farão mais forte.
-Seu médico pode recomendar injeções de esteroides para reduzir a inflamação.
-Se nada mais funcionar, o caso pode ser cirúrgico.