Clínica Geral

Conheça a hidrocolonterapia, método de limpeza e revitalização do intestino

Por Redação Doutíssima 07/06/2014

O consumo de alimentos esterilizados e desnaturados, a má nutrição, a adoção de hábitos de vida cada dia mais inadequados, a poluição ambiental e o abuso de tóxicos e de medicamentos. Todos estes fatores têm colaborado para que ocorra um desequilíbrio na relação normal entre a flora intestinal e o indivíduo e, com isto, passam a preponderar as bactérias intestinais que provocam doenças como a disbiose.

A doença faz com que a capacidade defensiva do organismo seja prejudicada, já que 80% do sistema imune está localizado nas paredes dos intestinos delgado e grosso. A boa notícia é que este quadro pode ser revertido com a aplicação da hidrocolonterapia, um método de limpeza e revitalização dos intestinos, realizado por meio de um sistema fechado de lavagem intestinal.

hidrocolonterapia

Hidrocolonterapia limpa detritos gerados pela adoção de hábitos inadequados. Foto: Shutterstock

A hidrocolonterapia faz uma limpeza completa do cólon (intestino grosso), através de um banho suave com água morna, previamente filtrada e purificada, que é orquestrado por meio de um equipamento específico que envia água sem drogas ou produtos químicos, desde o reto até o apêndice.

A limpeza mecânica e biológica dos intestinos, promovida pela hidrocolonterapia, assim como a reposição da flora intestinal normal, são fundamentais no tratamento de todos os casos de disbiose. Como a água circula na totalidade do cólon, esta irrigação limpa e desintoxica profundamente as mucosas do intestino, fazendo com que todo material fecal que fica estagnado por anos ali, se desgrude.

Além de limpar todos os detritos gerados ao longo do tempo pela adoção de hábitos inadequados, a hidrocolonterapia também age a longo prazo. Isto porque, ao estimular a motricidade do cólon, ela o reeduca de maneira a lhe permitir exercer corretamente sua função excretora, sendo esta ginástica da musculatura um dos efeitos mais efetivos da hidrocolonterapia do cólon.

Benefícios da hidrocolonterapia

O procedimento da hidrocolonterapia também propicia a revitalização do intestino, prevenindo e tratando a constipação intestinal e as doenças degenerativas, como pólipos, divertículos e câncer.

A hidrocolonterapia também alivia hemorroidas, recupera a digestão e absorção de nutrientes e desintoxica os intestinos e, pela recuperação da permeabilidade de sua mucosa, facilita a drenagem do fígado e das vias biliares, do sistema linfático e dos órgãos pélvicos.

Como é feita a hidrocolonterapia

As sessões de hidrocolonterapia duram em torno de 40 minutos, sendo que o número e frequência da terapia dependem da situação clínica de cada paciente. Geralmente, o tratamento costuma ser feito em oito seções, dentro de um período de seis semanas, tendo uma manutenção mensal ou bimensal de acordo com cada caso.

Durante o procedimento, o indivíduo permanece deitado de forma confortável enquanto a água percorre o cólon, limpando todos os detritos. Por meio do visor do aparelho, o especialista consegue visualizar os conteúdos intestinais eliminados, facilitando o acompanhamento de cada paciente. Com uma leve massagem na parede abdominal, o terapeuta pode sentir as zonas problemáticas e conduzir o tratamento.

A possibilidade de poder haver uma regulação da temperatura da água e de alternância entre frio e quente durante o procedimento estimula o intestino a reassumir sua atividade, transportando os conteúdos estagnados para fora dos intestinos.

Já com a adição de oxigênio, o método beneficia o desenvolvimento das bactérias da flora enquanto destrói bactérias causadoras de doenças. Esta limpeza é completamente segura, indolor, benéfica e não tóxica.

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar