Clínica Geral

Balanopostite: conheça os sintomas e tratamentos disponíveis

Por Redação Doutíssima 14/08/2014

Quando a higiene masculina não é feita eficientemente, podem ocorrer problemas como a balanite e a balanopostite. As duas doenças acometem homens que não costumam tomar banhos frequentes ou que não limpam de forma correta os seus órgãos genitais. Porém, as causas também podem ser outras e os sintomas costumam trazer muito incômodo.

Homens que não conseguem ou não fazem a higienização correta em seu pênis, podem contrair uma inflamação na glande (a cabeça do pênis). Quando essa inflamação atinge também o prepúcio do pênis, a doença deixa de se chamar balanite e vira balanopostite.

balanopostite

Cuidados com a higiene íntima são importantes na prevenção da balanopostite. Foto: Shutterstock

Fatores que levam à balanopostite

Existem diversos fatores que podem colaborar no surgimento da balanite e da balanopostite.

Má higienização: na hora do banho, o homem deve regularmente deixar a sua glande exposta para que ela seja higienizada adequadamente. Caso contrário, uma secreção esbranquiçada e com cheiro ruim pode surgir no órgão genital masculino, causando a balanite.

Irritações: não é porque você lava o seu pênis todos os dias que ele estará livre desses problemas. Os produtos que estarão em contato com a glande podem causar alguma irritação na pele. Sabonetes, camisinhas e outros produtos podem despertar alguma alergia, que poderão causar inflamações.

DSTs: algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem ser culpadas pela balanite e a balanopostite. As principais, que podem causar o problema, são gonorreia e a herpes.

Infecções: bactérias e outros micróbios podem causar uma infecção na região do pênis. Pessoas com diabetes tem uma pré-disposição maior a contrair infecções. Pessoas que possuem fimose também têm grandes chances de desenvolver o problema, pois a glande do pênis fica “escondida”, o que impossibilita a higienização.

Doenças de pele: antes de presumir que você tem balanite ou a balanopostite, é necessário averiguar se você não possui alguma doença dermatológica. Problemas como a psoríase podem acabar confundindo as pessoas.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas da balanite e da balanopostite são “corriqueiros”, porém bastante incômodos. Envolvem coceira, dor, aumento da temperatura da região e a cabeça do pênis fica em uma tonalidade avermelhada, podendo inclusive inchar.

Para realizar o diagnóstico profissional da doença, o médico poderá examinar a aparência do pênis. Se preciso for, exames feitos em laboratório poderão apresentar qual é o elemento causador. Sabendo a sua origem, o médico poderá orientar sobre qual tratamento aderir.

Como prevenir a balanopostite

Para prevenir que essa doença acometa o seu pênis, uma série de dicas podem e devem ser adotadas:

– Esteja sempre usando uma camisinha quando estiver em uma relação sexual.

– Se a camisinha está causando alguma alergia, procure a versão do preservativo sem latex.

– Lave diariamente o pênis, expondo a sua glande e retraindo o prepúcio.

– Se o sabonete estiver causando alguma alergia, procure sabonetes para peles suaves ou tente lavar apenas com água.

– Se você trabalha com substâncias químicas na mão, lave-as sempre que for pegar em seu pênis.

Agora você já sabe que se possuir alguma secreção mucosa, com uma coloração branca na glande do seu pênis, provavelmente é balanite ou balanopostite. Por outro lado, se você não tem esse problema, continue mantendo a sua higiene íntima em dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!