Motivação

Ideias criativas são atalho para o sucesso profissional. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

Uma das metas de qualquer pessoa, dentre as mais almejadas, é alcançar o sucesso profissional. Ter ideias criativas e manter um relacionamento de confiança e baseado em uma ampla rede de contatos é extremamente importante nesta busca, independente do ramo em que atua e do cargo que exerce.

Ideias criativas e a motivação

Ao desenvolver ideias criativas, o profissional tem como benefícios a própria motivação, o reconhecimento de suas capacidades e possibilita aumentar e fidelizar a sua rede. Esses contatos podem fazer com que sua empresa cresça e, na sua carreira, serão eles que poderão ajudar a cumprir com as sonhadas metas.

Profissionais criativos ampliam motivação e são mais reconhecidos no trabalho. Foto: Shutterstock

Profissionais criativos ampliam motivação e são mais reconhecidos no trabalho. Foto: Shutterstock

Como fomentar as ideias criativas

Para que você consiga manter uma rede de contatos efetiva e duradoura, é preciso estar em busca das ideias criativas. Para isso, é necessário ser presente e não apenas estar presente. Confira 9 situações nas quais você pode fomentar as ideias criativas:

1. Fique atento: colaboradores e clientes são seus melhores artifícios para fazer novos contatos, o que o aproxima das ideias criativas. Pense que um cliente satisfeito comentará com outros sobre a sua empresa e os serviços dela. Isso fará com que mais pessoas lhe procurem para fechar algum negócio, ou poderão lhe ajudar a aumentar sua rede de contatos.

2. Participe de organizações empresariais: associações sempre promovem encontros ou passeios em que se podem conhecer diversos profissionais das mais variadas partes do mundo. Assim, você terá a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, adaptando informações para aplicá-las em sua área de interesse.

3. Participe de viagens comerciais: esta é uma das melhores formas de fomentar as ideias criativas, pois lhe permite fazer contatos em localizações diferentes da sua. A partir desses novos contatos, e após estudar uma nova cultura, você poderá verificar as empresas que existem por lá e, quem sabe, expandir negócios para essa nova região.

4. Olimpíadas empresariais: este tipo de evento pode ajudar a estabelecer novos contatos sem ter que suar a camisa. Muitas empresas têm organizado atividades esportivas entre os funcionários ou entre empresas de uma determinada região. Ao participar dessas atividades, você também aumenta sua rede de contatos.

5. Feiras e exposições: procure participar e não somente enviar um representante aos eventos. Durante as feiras, você poderá se direcionar aos contatos que lhe interessam pessoalmente e, dessa forma, estreitará relações com quem lhe interessa.

6. Congressos e convenções: muitas ideias criativas surgem durante a participação em eventos desse tipo. O empreendedor aqui encontra a chave do sucesso para ampliar ainda mais sua rede de contatos, além de inúmeras oportunidades para o crescimento da sua empresa ou, conforme o caso, da sua carreira profissional.

7. Cursos e treinamentos: faça cursos, pois eles são um ponto-de-encontro vital para os profissionais que desejam aumentar o número de contatos, estabelecer novos relacionamentos. Sem falar que é nos bancos escolares que costumam surgem as ideias criativas para aplicação em nossa realidade.

8. Clubes, bares e restaurantes: fazer novos contatos nem sempre requer muito trabalho e, para isso, se pode contar também com os momentos de ócio e entretenimento. Eles acabam se tornando lugares propícios para engatar novos relacionamentos e, quando menos se espera, surgem ideias criativas e fantásticas.

9. Educação superior: se possível, retorne aos estudos. Nesse exato momento, aquele seu colega pode estar ocupando um posto de direção em uma grande empresa e estar bem relacionado, além de ser a ponte que você precisa para conhecer pessoas estratégicas. A internet também pode auxiliar a encontrar velhos contatos. Mas fique atento: ideias criativas podem ser adaptadas, mas não copiadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Igualdade de gêneros no trabalho ainda é desafio no Brasil

Você sabia que dormir bem melhora seu desempenho no trabalho?

Seu dia no trabalho não está rendendo? Veja 7 dicas para produzir mais

Doença no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os trabalhadores brasileiros e descubra como previni-las

Por que o stress relacionado ao trabalho é ruim para você

O trabalho agrega valor ao homem?

Saiba por que relacionamos trabalho e identidade pessoal