Sexualidade

Disfunção erétil: causas, sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 10/06/2013

Você sabe o que é disfunção erétil? Esse é um termo médico que descreve a incapacidade de um homem atingir ou manter o pênis ereto para o ato sexual. Essa condição, popularmente conhecida como impotência, é um dos problemas sexuais mais comuns para o sexo masculino, e tende a aumentar com a idade.

Estima-se que cerca de 50% dos homens com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

No entanto, nem sempre uma falta de ereção é um sintoma da impotência, já que a maioria dos homens tem dificuldade com ereções de vez em quando. Em casos mais graves, a disfunção erétil pode causar baixa autoestima, ansiedade de desempenho, depressão e estresse.

disfuncao eretil

Depressão, ansiedade e pressão alta podem causar impotência sexual nos homens. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com uma pesquisa feita pelo Projeto Sexualidade (ProSex), do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), indivíduos com a disfunção apresentaram comprometimento da autoestima.

Além de comprometimento dos relacionamentos interpessoais, menos relações sexuais por semana, mais relações extraconjugais, queixas de falta de desejo sexual e ejaculação precoce.

O que causa disfução erétil

A excitação sexual masculina é um processo complexo, que envolve o cérebro, os hormônios, as emoções, os nervos, os músculos e os vasos sanguíneos. A impotência dos homens pode ser resultado de um problema com qualquer um desses fatores.

Da mesma forma, o estresse e a má saúde mental são capazes de causar ou agravar ainda mais a dificuldade de ter ou manter uma ereção.

1. Causas físicas da disfunção erétil

Na maioria dos casos, a impotência é causada por um fator físico. As causas mais comuns  incluem doença cardíaca; vasos sanguíneos obstruídos; colesterol alto; pressão alta; diabetes e obesidade.

2. Causas psicológicas da disfunção erétil

O cérebro desempenha um papel importante no desencadeamento da série de eventos físicos que causam uma ereção, começando com as sensações de excitação sexual.

Muitos fatores podem interferir nesses sentimentos sexuais e causar ou agravar a disfunção erétil. São eles: depressão; ansiedade ou outros problemas de saúde mental; estresse e problemas de relacionamento devido a estresse.

Quando consultar um médico

Os sintomas da impotência masculina ocorrem quando, além de ter problemas para obter uma ereção, existe a dificuldade em manter uma ereção ou o desejo sexual é reduzido. Por isso, ir em busca de auxílio médico é essencial quando esses problemas começam a ser frequentes em sua vida.

Se você está enfrentando outros problemas sexuais, incluindo disfunção ejaculatória, ou tem diabetes, doença cardíaca ou outra doença conhecida que possa estar ligada à incapacidade de ter uma ereção, apenas um médico urologista pode ajudar a acabar com esse problema.

Disfunção erétil tem cura?

A disfunção erétil pode ser tratada em qualquer idade. O tratamento depende de sua saúde geral e da causa subjacente do problema. Porém, muitos homens têm vergonha de falar sobre esse assunto com o urologista, e acabam agravando ainda mais, principalmente do ponto de vista psicológico.

O tratamento para a impotência vai desde medicamentos à terapia ou apenas simples mudanças no estilo de vida. Porém, é recomendável que esse problema seja tratado junto ao médico e nunca através da automedicação.