Sexualidade

Disfunção erétil pode ter origem física ou psicológica. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 26/06/2014

A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é a incapacidade que o homem tem de manter uma ereção durante uma relação sexual. Essa disfunção incapacita o indivíduo do sexo masculino, que não obtém ereções suficientemente rígidas para a penetração vaginal, impedindo a satisfação sexual do casal.

Disfunção erétil tem causas físicas e psicológicas

A disfunção erétil pode estar ligada a várias causas físicas ou psicológicas. Como possíveis causas da doença, é possível citar distúrbios psicológicos, doenças hormonais (como diabetes), queda de testosterona, problemas endócrinos, doenças neurológicas (como lesões na medula, doença de Alzheimer e mal de Parkinson), e doenças vasculares, que causam entupimento das artérias e veias, prejudicando a chegada do sangue ao pênis (como hipertensão arterial e aterosclerose). Também são fatores o consumo excessivo de medicamentos, o alcoolismo e o tabagismo.

Uso de medicamentos ocorre após confirmar a impotência por diagnóstico clínico. Foto: Shutterstock

Uso de medicamentos ocorre após confirmar a impotência por diagnóstico clínico. Foto: Shutterstock

Como identificar a disfunção erétil

Para ser considerada uma doença, a disfunção erétil tem que acontecer diversas vezes, ou seja, pelo menos 50% das tentativas durante as relações sexuais.

A disfunção erétil apresenta sintomas como redução do tamanho e da rigidez peniana, incapacidade de obter e manter a ereção, redução dos pelos corporais, atrofia ou ausência testicular, pênis deformado, doença vascular periférica, neuropatia (distúrbio das funções do sistema nervoso). É importante ressaltar que apenas o envelhecimento não constitui uma causa de disfunção erétil.

Diagnóstico da disfunção erétil

A disfunção erétil tem cura e, para tanto, é importante consultar um especialista para ter um diagnóstico correto. Um dos métodos para identificar a doença é por meio de aparelhos específicos.

Todo homem tende a ter a ereção durante o sono e o aparelho mede a sua qualidade e a quantidade durante determinada fase enquanto o homem dorme. O equipamento possui dois anéis conectados a eletrodos, colocados em volta do pênis, que analisam a qualidade das ereções noturnas e traçam um gráfico completo.

Se as ereções espontâneas forem satisfatórias, significa que o sangue chega ao pênis e é corretamente represado. Neste caso, a disfunção erétil é causado por problemas psicológicos.

O ecodoppler peniano é outro recurso utilizado para diagnosticar a disfunção erétil. Ele é utilizado para medir o fluxo arterial e identificar eventuais obstruções arteriais penianas.

Um método menos popular são as injeções intracavernosas (dentro do corpo cavernoso do pênis) que aumentam o fluxo sanguíneo das artérias, diminuem o calibre das veias e relaxam a musculatura local, produzindo a ereção. O exame é feito no consultório médico e o remédio faz efeito em 10 a 20 minutos. Este teste é muito indicado para quem apresenta problemas psicológicos.

Tratamento da disfunção erétil

O tratamento para a disfunção erétil vai depender do tipo da sua causa e do estilo de vida do paciente. Após ser detectada a impotência sexual por meio de um diagnóstico clínico, existirão vários recursos para tratamento. Dentre esses recursos, podem ser citados a psicoterapia, a reposição hormonal após os 45 anos de idade, o uso de medicamentos, a auto-injeção, a prótese, os géis e cremes e o enrijecimento por sucção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento