Realizar a limpeza correta dos dentes é muito importante não apenas por manter uma aparência saudável e limpa, mas também para evitar uma série de doenças que podem afetar seus dentes e toda a estrutura bucal.
É importante manter uma escovação mesmo que rapidamente nos dentes e deixá-los sempre limpos. Mas além de escovar os dentes corretamente, temos que aliar o cuidado bucal com outros benefícios como o fio dental.
Ele é bastante importante, pois retira resíduos não alcançados na hora da escovação e evita assim o acúmulo de comida, por exemplo, entre os dentes, o que pode causar algum problema de saúde ou mau hálito. Mas apenas passar o fio dental de maneira aleatória não é o suficiente, é necessário saber como passar o fio dental corretamente.
Importância
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.
Placa Bacteriana
Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.
As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.
Como usar o fio dental
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Que tipo de fio dental devo usar?
- Fio de nylon (ou multifilamento)
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos.
- Fio PTFE (monofilamento)
Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
Fonte: Colgate