Guia dos Dentes

Postos de saúde: temos dentistas mas não temos material

Por Redação Doutíssima 08/10/2013

post-2

O assunto que está na boca de todos no momento é com relação à qualidade da saúde do nosso país e estamos na luta por mudanças que estão sendo faladas hoje mas que já perdura em maltratar os cidadãos de nosso país. O serviço de atendimento público sempre foi um grande problema em nossa sociedade e mesmo sendo coberto por recursos altíssimos, por algum motivo, que não cabe a mim discutir, esses recursos não são repassados para a saúde da forma devida. Hoje vamos conversar sobre o atendimento odontológico em postos de saúde.

???????????????????????????????

Estamos passando por um momento político-social extremamente difícil e um dos fatores que esta contando muito para o desconforto social é a falta de um plano de saúde que funcione e atenda à sociedade da forma que nos é de direito. Vou me deter a falar do tratamento odontológico em postos de saúde que já é o suficiente para irritar qualquer pessoa.

post-1

Os recursos financeiros destinados à saúde são gigantescos e é visível que eles não chegam nem perto de nosso postos de saúde. O que encontramos nos postos de saúde que trabalham com atendimento odontológico são problemas como:

– Falta de material como resinas de qualidade para restaurações que não caiam com facilidade.

– Falta de equipamentos de qualidade, como uma quantidade suficiente de material para realizar exodontias de forma segura e com todo o material esterilizado.

– Falta de segurança para os dentistas que trabalham em locais carentes que são atacados constantemente por ladrões ou mesmo pessoas que não conseguiram ser atendidas e descontam no primeiro que estiver na frente.

GEDSC DIGITAL CAMERA

– Em muitos dias e em variados postos de saúde, não existe material para atendimento mais especializado e o paciente precisa ser referenciado para um outro centro de atendimento que seja especializado e o paciente precisa ser mais uma vez submetido a outras filas, acordar cedo para pegar senhas e ter que ouvir o dentista dizer que não pode fazer nada para ajudar pois não tem algo como citado acima ou mesmo faltou água ou energia.

– Muitos outros problemas que dificultam o atendimento.

post-3

Cada estado ou cidade tem suas dificuldades específicas mas todas elas são bem parecidas e se repetem quase que em todos os locais. Infelizmente temos um círculo vicioso que volta sempre para o mesmo lugar:

” Uns ricos e poderosos, outros na pobreza e sofrendo para ter o mínimo de direito e uns poucos no meio disso, fingindo que não vê nada para poder continuar sua vida o mais tranquilamente possível”

Sim, juntos podemos mudar. Sonho com o dia em que poderemos atender nossa população da forma que gostaríamos, da forma que estudamos e da forma que eles merecem. Saúde bucal para todos.