Você sofre com acne na vida adulta? As erupções no rosto, comuns na adolescência por conta das mudanças hormonais, podem surgir na maturidade. Além de lesões na pele, podem comprometer a autoestima das pessoas. O problema, de acordo com o Ministério da Saúde, atinge 8% das mulheres acima dos 25 anos e 5% acima dos 40.
Se você está nessa estatística, saiba que a tecnologia dispõe de tratamentos que prometem, além de mandar a acne embora, amenizar sinais de envelhecimento da pele e melhorá-la em todos os aspectos.
Por que as mulheres têm acne na vida adulta?
A resposta para essa pergunta está nos hormônios, mas, ao contrário de muitas alterações que ocorrem no corpo da mulher, a culpa para o aparecimento da acne na vida adulta não é apenas deles.
O uso inadequado de cosméticos, má alimentação, a vida agitada que se torna a porta de entrada do estresse, exposição ao sol e outros fatores danosos à saúde desencadeiam as alterações hormonais que aumentam as chances de a mulher ter acne na vida adulta.
Tipos de acne
A acne pode ser inflamatória e essa é o tipo mais grave, porque é marcada pela presença de nódulos que atingem profundamente a pele. Há também a não-inflamatória, que são as que fazem surgir cravos e espinhas.
Segundo a Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, para cada tipo de acne, existem diversas terapias que podem limpar a pele e, em alguns casos, melhorar os sinais do envelhecimento.
Como funciona o tratamento
O tratamento da acne na vida adulta deve ser feito sob a supervisão de um profissional. Esses indicam os melhores tratamentos para cada caso, sendo que alguns, além de acabarem com a acne, melhoram e muito o aspecto da pele do rosto.
O processo pode ser medicamentoso, com cosméticos ou com aparelhos específicos, realizados por profissionais habilitados e em locais adequados para a prática.
Para Carolina, a terapia a laser é uma opção de tratamento que pode dar à paciente muito mais do que apenas o alívio de se livrar da acne na vida adulta. “Alguns aparelhos podem tratar lesões de acne e ajudar a remover o excesso de oleosidade da pele, proporcionando ainda benefícios anti-inflamatórios e antibacterianos”, ressalta.
Alguns lasers podem também trabalhar a suavização de rugas, o tom e a textura da pele enquanto tratam da acne. “O laser pode tratar eficazmente manchas escuras ou vermelhas associadas com a acne e melhorar a aparência de cicatrizes após a cura das lesões”, diz.
Acne na vida adulta: dicas para evitar
Não use produtos que visam combate a acne de maneira excessiva. Ao invés de ajudar, o excesso pode dar efeito contrário: irritar a sua pele e causar vermelhidão.
Use apenas os produtos recomendados pelo seu dermatologista e lave o rosto duas vezes por dia com eles.
Prefira maquiagem com base mineral que não obstrui os poros. Use sempre aquela que for mais adequada a seu tipo de pele e evite as que você desconhece a procedência.
E se mesmo assim ela aparecer, embora seja quase automático, não esprema espinhas sob hipótese alguma. Além de cicatrizes, o dano pode ficar maior e mais difícil de tratar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!