Dica do Dermatologista

Cuidados pós-espinhas: veja como eliminar as manchas de acne

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

Como se ter espinhas não bastasse, elas também podem deixar cicatrizes e manchas. Se você tem a pele clara, elas provavelmente serão rosadas, mas se você tem uma pele morena as manchas podem ter um tom castanho profundo.

como-eliminar-as-manchas-de-acne

Siga as dicas para evitar a ocorrência de manchas na pele. Foto: Shutterstock

Não importa a cor, essas áreas pigmentadas podem demorar uma eternidade para desaparecer por conta própria. Ainda bem que existem muitas maneiras como eliminar as manchas de acne, seja com remédios naturais ou até mesmo procedimentos estéticos.

Como eliminar as manchas de acne

Quando se trata de cicatrizes de acne, muitas vezes não há uma solução única que se aplique a todas as pessoas. As diferenças de localização, profundidade, tamanho e número de cicatrizes podem afetar na decisão por um tipo de tratamento.

Além disso, o custo, as suas expectativas e a quantidade de esforço que você pretende dedicar ao tratamento também podem influenciar na decisão. Felizmente, há uma série de novos procedimentos disponíveis de como eliminar as manchas de acne. Veja quais são eles.

Tratamentos a laser

Existem duas grandes categorias de lasers que são ótimos métodos de como eliminar as manchas de acne. Uma delas são os lasers ablativos, que literalmente removem as camadas exteriores da pele, queimando o tecido da cicatriz e estimulando a produção de colágeno dérmico para reduzir as manchas.

O tempo de recuperação deste tipo de tratamento é de aproximadamente uma semana, e normalmente três a cinco sessões são necessárias. É preciso tomar cuidado para evitar infecções.

Já os lasers não-ablativos desencadeiam mudanças na derme sem ferir a epiderme.  Eles apenas aquecem o colágeno e ajudam a renovar as células da pele, resultando em cicatrizes menos visíveis.

Preenchimentos injetáveis

Este é um dos métodos de como eliminar as manchas de acne que funcionam melhor em cicatrizes leves. O mercado tem visto um aumento no número de substâncias de preenchimento ​​para ajudar a “engordar” as cicatrizes da acne. Eles têm resultados imediatos e duram de três a 12 meses, dependendo da carga utilizada.

Subcisão

Neste procedimento, o dermatologista mina a cicatriz de acne com um instrumento pontiagudo, como um pequeno bisturi ou agulha. A subcisão ajuda a quebrar as faixas fibrosas de tecido que estão criando tensão entre a epiderme e estruturas mais profundas. Além disso, ajuda a induzir a formação de novo colágeno.

Dermoabrasão

Na dermoabrasão, a pele é anestesiada. Este procedimento é o equivalente a lixar profundamente a pele e caiu em desgraça com a disponibilidade de novas técnicas, mais fáceis. Com isso, acontece o estímulo para que novas celular se formem, além da eliminação das células mortas.

Peelings químicos

Essa outra maneira de como eliminar as manchas de acne envolve a aplicação de um ácido sobre a pele. O ácido penetra profundamente na pele promovendo a renovação celular. Este método pode ser mais eficaz no caso de cicatrizes leves.

Tratamentos tópicos

Todo mundo sempre quer saber se realmente os tratamentos tópicos são um método eficaz de como eliminar as manchas acne. Geralmente, os cremes e loções que são usados para este fim usam a vitamina A, que ajuda na esfoliação e estimula o colágeno, ou então têm antioxidantes, como a vitamina C. Estes são certamente as opções que podem resolver o seu problema de cicatrizes de acne.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!