Guia dos Dentes

O dentista mais famoso de todos os tempos: Tiradentes

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

tiradentes-1

Um homem nascido com o nome de Joaquim José da Silva Xavier mas conhecido por muitos como Tiradentes. Um Português que viveu e  morreu no Brasil e teve vários oficios em sua vida como: tropeiro, minerador, comerciante, militar, ativista político e DENTISTA. Todos conhecemos como sendo o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes é tão importante na história do Brasil que no dia 21 de abril, temos um feriado nacional em sua homenagem, por ser a data de sua execução e ele tem até uma cidade, em Minas, com o nomes de Tiradentes em sua homenagem.

tiradentes-3

Sua história foi de muita luta desde pequeno, devido seus pais terem morrido e ele ter perdido tudo que a família possuía devido dívidas que não tinham como ser pagas. Existem males que vêm para o bem e ele foi morar com seu tio que tinha como profissão: a odontologia. Ele se dedicou muito a profissão de dentista e também de práticas farmacêuticas e por isso surgiu o apelido de Tiradentes.

tiradentes-4

Seus problemas começaram a ficar graves quando ficou mais atuante como um dos líderes da “confidência” que sairiam às ruas lutando pela República e buscando chegar à população, em massa, o mais rápido possível. O problema é que eles foram delatados e o papo da revolução chegou aos ouvidos do visconde que começou a investigar o movimento. Tiradentes conseguiu permanecer escondido por um certo tempo mas foi descoberto e preso e logo depois dele, todos os inconfidentes.

Infelizmente Tiradentes confessou e após 3 longos anos de processo, condenado a morte e enforcado.

tiradentes-2

De acordo com o trecho retirado da Wikipédia: “Tiradentes permaneceu, após a Independência do Brasil, uma personalidade histórica relativamente obscura, dado o fato de que o Brasil continuou sendo uma monarquia após a independência do Brasil, e, durante o Império, os dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II, pertenciam à casa de Bragança, sendo, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I, contra a qual Tiradentes conspirara, e, que havia emitido a sentença de morte de Tiradentes e comutado as penas dos demais inconfidentes. Durante a fase imperial do Brasil, Tiradentes também não era aceito pelo fato de ele ser republicano. O “Código Criminal do Império do Brasil“, sancionado em 16 de dezembro de 1830, também previa penas graves para quem conspirasse contra o imperador e contra a monarquia:”

Foi uma pessoa de força e luta que fez uma real diferença na história do Brasil e é de pessoas como ele que precisamos.