A fluorose dentária é resultante da ingestão acidental ou uso exagerado de flúor por longos meses ou vários anos. A fluorose se manifesta na cavidade bucal como pequenas manchas esbranquiçadas na superfície dos dentes. É uma doença que também pode afetar os trabalhadores em contato com minério de alumínio.
Qual a importância do flúor?
- Protege o esmalte dos dentes contra a cárie
- Torna o dente menos sensível a ácidos
- Combina-se a estrutura da desmineralização do esmalte e promove a remineralização
- Para ser eficaz, deve estar permanentemente presente em quantidades muito pequenas na saliva. Daí a importância de escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental que contenha o flúor
Recentemente, a preocupação com a fluorose dentária tem sido constante, já que se observa um aumento no número de pessoas que tem Fluorose e na gravidade da doença, quando ela se apresenta.
Veja também: Atrição dentária
Embora o flúor apresente papel fundamental na prevenção da cárie, quando mal utilizado, pode trazer prejuízos estéticos e funcionais à estrutura dentária.
O grau de fluorose dentária depende:
- Da quantidade de flúor ingerido
- Duração da exposição
- Fase da amelogênese(formação do esmalte do dente) em que ocorreu a intoxicação
A intoxicação por flúor parece ser mais significativa entre 22 e 26 meses de idade, embora o risco da fluorose para incisivos permanentes perdure até os cinco anos e meio de idade.
Clínicamente, a fluorose manifesta-se como?
- Pequenas manchas esbranquiçadas
- Perda estrutural do esmalte em casos mais graves
- Podem ter coloração chegando ao marrom
- Lesões irreversíveis(depois que aparecem só o dentista pode tratar)
Então entenda que seus hábitos de higiene bucal pode, em vez de melhorar, piorar sua condição de qualidade bucal, fique de olho:
- No tipo de água consumida (mineral ou de abastecimento)
- Na utilização de dentifrícios fluoretados
- Ao possível hábito de ingestão da pasta dental, além do uso de flúor na forma de bochechos ou aplicação tópica
Saiba mais: Erosão dentária
Apesar de a maioria das crianças apresentarem pequenos prejuízos estéticos aos dentes envolvidos, o índice de fluorose dentária encontrado atualmente na população mundial é significativo. Por isso, é necessário enfatizar o cuidado na utilização de agentes fluoretados e orientar a comunidade de maneira mais rigorosa e efetiva.