Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: aparelho dental sem manutenção

Por Redação Doutíssima 08/01/2014

 

Se tem um assunto que me deixa extremamente aborrecido é com relação aos pacientes que colocam o aparelho dental e não seguem às recomendações do dentista nem frequentam as consultas mensais de manutenção do aparelho. Realmente, esses pacientes não são a maioria mas representam uma parcela significativa que me preocupa muito e vocês precisam entender algumas coisas para poder dar valor ao tratamento e não deixar o aparelho dental sem manutenção.

aparelho-1

Tenho ouvido leitores e pacientes falando em fóruns na internet ou mesmo em clínicas de ortodontia que alguns pacientes ficam 2, 3 ou até 6 meses com o aparelho nos dentes, sem manutenção nem acompanhamento com o dentista. Para ser bem direto: isso é um absurdo. O aparelho dental é uma estrutura que assim como os dentes, estão em constante movimento e precisando não só da manutenção em si de forma mecânica mas da supervisão do dentista que está, constantemente, verificando forças, efeitos esperados e não esperados, dentre outros fatores como efeitos colaterais.

Infelizmente, as ausências nas manutenções estão ligadas, na maioria das vezes, aos pacientes de menor poder aquisitivo; são pacientes que colocam o aparelho por um fator mais estético ou social do que comprometido com o tratamento. Não estou generalizando mas analisando em números, os pacientes que frequentam as clínicas menos populares, são os mais comprometidos. Preciso que os pacientes com menos poder financeiro, entendam que a utilização do aparelho é um tratamento sério e com consequências graves se for feito de forma errada ou descontrolada.

aparelho-3

Pacientes que não fazem a manutenção mensal regularmente encontram problemas como:

– Problemas gengivais e periodontais dos mais variados que são agravados caso o paciente quebre peças do aparelho ou tenha dificuldades com a higiene bucal.

–  Em casos mais graves de pacientes que abandonam o tratamento e somem da clínica sem avisar o dentista, já temos casos na literatura de pacientes que chegaram a perder dentes.

– São comuns as quebras de peças que machucam o paciente e criam feridas bem graves pois as peças quebradas ficam machucando o paciente de forma crônica e provocam ferimentos muito sérios se não forem tratados o mais rápido possível e isso se agrava se o paciente começar a usar produtos que os vizinhos ou familiares lhe aconselham e que podem agravar o ferimento.

Se programem para colocar o aparelho com seriedade. Isso requer uma programação tanto financeira como de tempo e organização de horários para os cuidados com o aparelho. o ortodontista precisa de sua ajuda para poder fazer um tratamento eficaz.