Guia dos Dentes

Bandas ortodônticas são consideradas as “vilãs” dos aparelhos

Por Redação Doutíssima 27/08/2013

O aparelho ortodôntico é utilizado para fins estéticos e terapêuticos. Ele é constituído por várias peças, mas as que são consideradas as vilãs do tratamento são as bandas ortodônticas.

Mesmo que alguns dentistas já tenham abolido a peça de seus consultórios, grande parte dos profissionais ainda utiliza as bandas em tratamentos.

bandas ortodônticas istock getty images doutíssima

Bandas ortodônticas servem como apoio para toda a estrutura do aparelho fixo. Foto: iStock, Getty Images

O que são bandas ortodônticas

As bandas ortodônticas ficam instaladas nos molares, os dentes situados na parte posterior da mandíbula. Elas servem como apoio para toda a estrutura do aparelho fixo e têm como principal função segurar o tubo, que dá sustentação a todas as peças do aparelho dentário.

Quando o tratamento possui a banda cimentada e não o tubo colado direto ao dente, a peça fica mais firme e resistente. Mesmo que seja mais difícil de manter, o resultado se torna mais eficiente.

Existem alguns tratamentos mais simples em que as bandas não são necessárias. Porém eles não compensam a segurança proporcionada pela peça. No caso de aparelhos para o céu da boca, por exemplo, o uso das bandas ortodônticas é indispensável para o sucesso do tratamento.

A higiene das bandas ortodônticas não é fácil de ser realizada, por estar envolvendo o dente todo. É difícil de passar fio dental e, mesmo que seja escovado o local, apenas o anel será limpo e não o dente por estar coberto pela peça.

Dentistas utilizam uma cola que libera flúor para prevenir cáries que surgiam nos molares em função das bandas. Mesmo com esse cimento que ajuda a higiene dos dentes, as cáries ainda costumam aparecer após o tratamento.

Por que as bandas ortodônticas são vilãs?

Caso a banda ortodôntica não esteja bem adaptada e cimentada, pode ser que ocorra a entrada de resíduos alimentares entre a peça e o dente. Isso produz um odor desagradável e pode resultar em cáries.

A peça que estiver tendo algum tipo de mobilidade provavelmente teve seu cimento, que prendia o metal ao dente, dissolvido. Esse problema deve ser avisado ao seu dentista o quanto antes.

Além disso, alguns pacientes sentem desconforto com as bandas ortodônticas. Para quem não possui o cuidado adequado com seus dentes durante o tratamento, é preferível utilizar a peça, ao invés de colar o tubo direto no dente. Principalmente pelo fato de que, se ele se soltar, o tratamento pode atrasar consideravelmente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!