Dica do Dermatologista

Homens: como cuidar da pele masculina

Por Redação Doutíssima 09/07/2013

pele homem topo

Cuidar da pele não é uma tarefa restrita apenas às mulheres. Que mulher não gosta de estar com um homem que dedica parte so seu tempo a cuidar de si mesmo? Conheça algumas dicas de cuidados com a pele masculina.

 

Limpar

homem limpar

Uma boa limpeza é um passo essencial nos cuidados da pele masculina. A pele da face do homem é muito diferente do que a das mulheres. Além da barba, que tem os poros mais dilatados, e uma maior concentração de colágeno, elastina e os vasos sanguíneos. Também produz mais suor e às vezes tem uma quantidade surpreendente de sujeira, excesso de óleo e substâncias irritantes. Os produtos de limpeza são indicados para remover estes contaminantes a partir da superfície da pele para reduzir manchas, proporcionando uma aparência e textura fresca.

Antes de escolher um produto de limpeza facial, você deve primeiro considerar o seu tipo de pele. Existem cinco tipos principais de pele: normal, seca, oleosa, mista e sensível. Um mousse de limpeza suave projetado para todos os tipos de pele que não contém sabão, é um bom ponto de partida. Homens com pele sensível devem se concentrar em produtos de limpeza facial que não contêm perfumes, corantes, sabão ou álcool.

 

Esfoliar

homem esfoliar

Esfoliação regular é um passo importante para os homens. Este tratamento remove a sujeira e pele morta, revelando uma pele mais jovem e fresca. Esfoliação revela os folículos capilares faciais e promove um barbear mais eficiente. Homens que esfoliam a pele previnem as indesejáveis ​​rugas, pele seca e acne. Além disso, a esfoliação permite uma hidratação mais profunda.

É importante para esfoliar regularmente, mas a frequência varia para cada pessoa. Esfoliação com muita freqüência pode causar danos à pele, mas o inverso pode causar o excesso de sebo. Defina a frequência de esfoliação dependendo de suas necessidades.

 

Barbear

Navalha tradicional

homem navalha

Para um barbear rente e delicado com uma navalha tradicional, você tem que dominar algumas técnicas para minimizar a irritação, erupções cutâneas e a aparência do cabelo subcutânea. Primeiro limpe o rosto e use um esfoliante. Umedeça levemente a pele e raspe a barba com água quente. Estas medidas irão ajudar a suavizar o cabelo facial. Frequentemente substituir a sua lâmina de barbear pois uma lâmina afiada reduz o risco de irritação. É recomendado para homens com pele sensível fazer a barba durante o banho com água quente. A umidade e lubrificação fornecida pela água do chuveiro suavizar a barba e ajudar a prevenir a irritação.

Leia mais: Os riscos de fazer a barba diariamente

 

Barbeador elétrico

homem barbeador

Antes de usar um barbeador elétrico de barbear seco, você tem que se preparar de maneira diferente. Com efeito, é preferível que o pelo facial esteja seco e rígido, para que as cabeças de corte de lâmina possam mais facilmente identificar o pelo. Portanto, evite lavar o rosto e molhar a barba quando você usa um barbeador elétrico.

 

Creme de barbear

homem creme barbear

A escolha de um creme de barbear adequado é uma decisão importante. O uso de um creme inadequado pode causar irritação e retirar os óleos naturais da superfície da pele masculina. Como para o cuidado da limpeza, a escolha de um creme de barbear projetado para todos os tipos de pele.

Confira também: Barba, cabelo e bigode! Escolha seu estilo e aprenda a cuidar

 

Hidratar

homem hidratar

A má manutenção da pele, condições e fatores climáticos adversos relacionados com o ambiente de trabalho pode desencadear problemas de pele. Hidratantes ajudam a manter a pele masculina saudável, aparência lisa e mais jovem, bem como a prevenção de alguns problemas de pele. Eles ajudam a suavizar a pele e reduzir as rugas e linhas finas. Usar um hidratante é benéfico para todos os tipos de pele. É recomendável evitar hidratantes contendo perfumes, álcool, agentes  antibacterianos e detergentes. É melhor optar por produtos que contêm óleos que promovem hidratação. Se você tem pele oleosa, use uma fórmula não oleosa. Aplicar hidratante após a limpeza, esfoliação e barbear.

Não deixe de conferir: 7 cuidados para a pele masculina

 

Proteger

homem protetor solar

Este passo essencial é a última etapa do seu ritual de cuidados. Para combater os efeitos nocivos do sol, use sempre protetor solar, mesmo no inverno e em dias nublados. Os efeitos nocivos do sol causam o envelhecimento da pele e podem causar vários tipos de câncer. Os homens de pele clara, que têm cabelos loiros ou ruivos e olhos azuis ou verdes são mais suscetíveis aos efeitos nocivos da luz solar e devem proteger sua pele. Os melhores filtros solares oferecem proteção de amplo espectro (protegem contra os raios UVA e UVB). É melhor optar por protetores solares que contenham filtros minerais (óxido de zinco ou dióxido de titânio) e um FPS de 30 ou mais para proteger a pele do seu rosto. Os especialistas recomendam o uso de um hidratante com uma pitada de proteção UV. É importante aplicar protetor solar no rosto e nas mãos, pescoço e outras expostas à luz solar.

 

Fonte: Sears


Sites parceiros