Dica do Dermatologista

Melasma: entenda as causas e tratamentos para manchas no rosto

Por Dra. Erminia Aparecida Domingos 13/02/2014

Com grande impacto na autoimagem das mulheres, as manchas no rosto, ou melasma, possuem diversas causas e tratamentos. 

manchas no rosto

 

Quem nunca reparou nas outras pessoas ou mesmo não teve na própria família alguém com aquelas manchas no rosto? Elas vão começando devagarinho e, quando a pessoa percebe, elas já se instalaram e se tornam cada vez mais visíveis.

Normalmente estão localizadas nas proeminências ósseas, ou seja, em cima do nariz, na testa e nas maçãs do rosto. Em outros casos, quando já estão mais extensas, cobrem quase toda a face. De um jeito ou de outro, incomodam bastante.

Não há nenhuma repercussão na saúde de quem tem essas manchas no rosto. Na verdade, elas causam um grande impacto mesmo é na autoimagem e na qualidade de vida das pessoas que sofrem com o melasma, nome científico dado a esse problema.

Existem vários fatores que, conjugados, levam uma pessoa a desenvolver essa condição. A primeira e a mais importante é a exposição solar. Podemos listar também a predisposição genética, gravidez, o uso de anticoncepcionais e outros medicamentos, cosméticos e até fatores emocionais podem causar manchas no rosto.

Atualmente é possível controlar muito bem essas manchas, utilizando os mais diversos tratamentos disponíveis. Mas é importante destacar que se trata de uma condição crônica, que exige um cuidado permanente para que elas não voltem.

Como evitar as manchas no rosto

O uso constante de filtros solares é uma medida essencial para evitar o melasma, bem como a escolha do filtro solar adequado ao estilo de vida da paciente. Se essa paciente, por exemplo, trabalha em um ambiente fechado e com muitas fontes luminosas, é preciso que o filtro tenha pigmento para filtrar a luz visível. No caso de a paciente trabalhar ao ar livre, a prioridade deve ser para a proteção UVA e UVB. A observação desses detalhes é muito importante para o sucesso do tratamento.

Depois da escolha do filtro solar adequado, entramos com os despigmentantes, que vão remover o pigmento já formado e impedir e/ou reduzir a formação de novos pigmentos (manchas no rosto). Atualmente, existem no mercado diversos cremes com essa função, muitos deles combinando vários agentes clareadores.

manchas no rosto

Tem ainda a possibilidade do uso de medicamentos por via oral, com o objetivo de reduzir os danos solares e até auxiliar na despigmentação. Por fim, caso ainda reste algum pigmento, podemos lançar mão dos peelings e até do laser.

O mais importante é que tudo seja feito com o acompanhamento de um dermatologista, que saberá escolher o melhor conjunto de tratamento para cada caso.

Mas, enquanto você aguarda uma consulta com o seu médico para definir um tratamento para as manchas no rosto, não deixe de usar todos os dias o o filtro solar. Procure um que seja adequado ao seu tipo de pele e aplique pelo menos duas vezes ao dia.

 

Resumo:

manchas no rosto

 

Saiba mais

3 dicas imperdíveis para sumir com as manchas nas axilas e virilha

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Cuidados com as mudanças na pele provocadas pela gravidez

Como se livrar das rugas na pele do rosto

Dicas de maquiagem para as mudanças da pele durante a gravidez

5 maneiras de proteger sua pele contra os efeitos do inverno

Como fazer uma limpeza de pele bem fácil