Dica do Dermatologista

Confira formas para tratar e disfarçar a herpes na sua pele

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

A herpes é uma infecção viral que pode afetar a área bucal, a face e a área genital. Existem dois grupos da doença: o vírus tipo 1 (HSV1) e o tipo 2 (HSV2). A infecção cruzada dos dois vírus pode acontecer se houver contato oral-genital, ou seja, uma pessoa pode pegar herpes genital na boca, ou vice-versa.

Quando surge a herpes

De forma geral, a herpes aparece em uma situação de tensão ou estresse excessivo e, normalmente, as feridas surgem nos lábios, são dolorosas e cheias de líquido. As lesões duram de 10 a 14 dias e, depois de a pessoa ter tido herpes uma vez, o vírus que a causa permanece nas células nervosas da pele, provocando novas feridas, as quais nascem de forma periódica.

Aplicar base líquida sem olho ajuda a disfarçar o surgimento da herpes no rosto. Foto: Shutterstock

Aplicar base líquida sem olho ajuda a disfarçar o surgimento da herpes no rosto. Foto: Shutterstock

Como disfarçar a herpes na pele

O vírus da herpes não pode ser eliminado, porém, existem técnicas que aceleram o processo de cicatrização das lesões.

Consulte seu médico para obter a receita de medicamentos antiviral oral. Assim que sentir o formigamento nos lábios, tome a medicação. Além de diminuir o tempo de duração dos sintomas, ele também irá reduzir a dor.

Uma dica para disfarçar as feridas é aplicar base líquida sem óleo no rosto. Veja como fazer no passo a passo:

1. Com um cotonete de algodão pegue uma pequena quantidade de base e aplique suavemente sobre a zona infectada;

2. Após, passe levemente uma quantidade pequena de pó facial sobre a zona afetada com uma bola de algodão;

3. Você também pode fazer isto nos lábios, antes de passar um gloss. Não é indicado o uso de batom.

Tipos de herpes

O vírus tipo 1 está associado a infecções nos lábios, na boca e na face. É o vírus mais comum da herpes. Ele pode causar feridas no interior da boca, como aftas. A herpes tipo 1 também pode causar infecções nos olhos, como a conjuntivite. O vírus é contagioso e pode ser transmitido por meio do contato com a saliva infectada.

A herpes tipo 2 é um pouco mais grave que a tipo 1, e pode ser transmitida sexualmente. O vírus provoca feridas nos órgãos genitais, porém, algumas pessoas possuem a doença, mas não desenvolvem os sintomas.

Sintomas da herpes

Os principais sintomas da herpes são aftas ou úlceras na boca, nos lábios e nas gengivas, ou nas genitais, nódulos linfáticos aumentados no pescoço ou na virilha (geralmente somente no momento inicial da infecção), febre, especialmente durante o primeiro episódio e lesões genitais, podendo começar com uma sensação de queimação ou formigamento.

Diagnóstico da herpes e tratamento

Existem muitas doenças que apresentam as mesmas lesões da herpes, por isto, caso você suspeite que esteja com a doença, o melhor a fazer é procurar um médico. Geralmente ,o especialista consegue diagnosticar a doença apenas com um exame físico.

No entanto, existem casos mais graves que requerem testes clínicos, como exames de sangue para anticorpos de HSV, teste de anticorpo fluorescente direto das células extraídas de uma lesão e cultura viral da lesão.

Infelizmente, a herpes não tem cura. Quem possui o vírus nunca irá conseguir eliminá-lo do organismo. Porém, com os tratamentos ele permanece adormecido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados

Fique alerta aos sinais de alergia

Consideradas um mal do século, as alergias estão classificadas pela OMS como 4ª doença crônica mundial

Fique alerta aos sinais de alergia

Alergia em crianças: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor do seu filho em caso de alergia