Guia dos Dentes

Saiba mais sobre a epidemia mundial de cárie dentária e proteja-se!

Por Redação Doutíssima 15/07/2013

images

De acordo com novos relatórios de saúde dental, bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem de graves problemas dentários não tratados. Os dados mostram que:

  • Condições precárias de qualidade de saúde bucal afetam até 3,9 bilhões de pessoas no mundo (mais da metade da população total).

epidemia-2

Cárie dentária não tratada ou cárie em dentes permanentes:

  • A cárie é a mais comum de todas as principais doenças e lesões, chegando, alguns trabalhos, a avaliar mais de 291 doenças e a cárie ficar na frente de todas elas.

O que a cárie causa na pessoa?

  • Dor de dente
  • Impedindo de comer
  • Impedindo de dormir adequadamente
  • Dentre muitos outros fatores sem tanto vínculo com o que estamos abordando hoje

Este total não inclui as pequenas cavidades ou doenças da gengiva leves, por isso estamos enfrentando sérios problemas de saúde bucal da população.

epidemia-4

A  incapacidade física ou mental associada com a perda de dente gravemente comprometido por cárie está diretamente ligada a doenças graves como:

  • Insuficiência cardíaca
  • Acidente vascular cerebral

O aumento nos tratamentos de pacientes com câncer fez aumentar significativamente os índices de periodontite e perda dentária devido às terapias antineoplásicas.

Saiba mais sobre: restauração dentária

A carga global de doenças bucais aumentou 20% entre 1990 e 2010

epidemia-5

A perda do dente é muitas vezes o resultado final quando os tratamentos preventivos ou conservadores para a cárie dentária ou doença periodontal falham ou não estão disponíveis.

É provável que os serviços odontológicos atuais podem lidar melhor para evitar a perda do dente do que os tratamentos mais antigos mas os governos não se integram para dar um suporte para essa mudança.

Veja também: encontre o dentista de seus sonhos

epidemia-3

É necessário uma resposta social organizada urgente para os problemas de saúde bucal. O governo precisa lidar com uma ampla gama de cuidados de saúde pública. Existem Brasileiros que vivem em condições sub-humanas e que desconhecem até a existência de pasta de dentes ou nunca viram um fio dental “pessoalmente”.

O Brasil está com diversas dificuldades no que diz respeito a esses índices e com isso devemos intensificar os cuidados com saúde bucal. Podemos começar dentro de nossas casas e com consultas regulares ao dentista.

assinatura_DR_DIEGO-LINS4