Guia dos Dentes

Conheça os malefícios do refrigerante dietético para os dentes

Por Redação Doutíssima 16/07/2013

coca-1

Você se considera um viciado em refrigerante? Você pode ficar chocado ao saber que a ingestão de grandes quantidades de seu refrigerante favorito pode ser tão prejudicial para os dentes, como o uso de qualquer droga como a cocaína, a metanfetamina ou o crack.

coca-2

O consumo de qualquer droga ilícitas e o consumo abusivo de sódio pode causar danos similares na sua boca através do processo de erosão dentária, de acordo com vários estudos recentes na odontologia.

Saiba mais sobre: Cárie dentária

O que é a erosão dentária?

Ocorre quando o ácido desgasta o esmalte dos dentes, que é a camada brilhante, protetora, externa do dente. Sem a proteção do esmalte, os dentes são mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries, bem como ficar sensíveis, rachados e descoloridos.

Em um desses estudos foi comparado o dano nas bocas de três indivíduos:

  1.  Um usuário de metanfetamina
  2.  Um usuário de longa data de cocaína
  3. Um  indivíduo que abusou de refrigerante consumindo 2 litros de refrigerante diet por dia, durante três a cinco anos

coca-3

  •  Cada participante admitiu ter má higiene bucal e não visitar um dentista regularmente.
  • Os pesquisadores descobriram o mesmo tipo e gravidade dos danos da erosão dentária na boca de cada participante.

coca-4

O ácido cítrico presente em refrigerantes quando utilizados regularmente na dieta, é conhecido por ter um alto potencial para causar erosão dentária.

Os ingredientes utilizados na preparação da metanfetamina pode incluir materiais extremamente corrosivos, como por exemplo o ácido da bateria, combustível de lanterna, e desentupidor nasal.

Veja também: Gengivas inflamadas

O crack é altamente ácido na natureza.

coca-5

Com isso é recomendado minimizar o consumo de refrigerante e beber mais água. Além disso, pode-se  mascar chiclete sem açúcar ou lavar a boca com água após o consumo de refrigerante(seria bom até escovar os dentes levemente, sem esfregar com força) e com isso diminuir a acidez bucal por aumento da salivação.

 

 

assinatura_DR_DIEGO-LINS4