Guia dos Dentes

Dente de siso quebrado e sem tratamento pode gerar problemas

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Os terceiros molares, conhecidos por dente do siso, são os últimos dentes permanentes a nascer. Eles usualmente aparecem no fim da adolescência ou início dos 20 anos e, também por isso, são popularmente chamados de “dente do juízo”. Ter um siso quebrado, contudo, pode ter consequências bem piores do que brincadeiras quanto ao seu nível de bom senso.

Siso quebrado causa cárie

Quando se trata de acidentes envolvendo um dente, o tempo é essencial, ainda mais quando se trata de um siso quebrado. Um dente de siso quebrado, sem tratamento, pode levar a muitos problemas. Dependendo da região da lesão, pode resultar em uma cavidade que irá deixar o dente ainda mais vulnerável a cáries.

Siso quebrado gera dor e, se não tratado, pode resultar em inflamações graves. Foto: Shutterstock

Siso quebrado gera dor e, se não tratado, pode resultar em inflamações graves. Foto: Shutterstock

Se as bactérias entrarem na cavidade gerada com o siso quebrado, você pode acabar com um dente infeccionado. Uma infecção não tratada pode se espalhar para a gengiva de outros dentes e também para a mandíbula ou maxilar. E o pior: ela pode até se espalhar para outras partes do seu corpo, levando a mais problemas de saúde.

Sinais de infecção incluem inchaço ao redor da área do dente quebrado e os tecidos próximos, dor latejante e, às vezes, febre. É mais um indicativo que reforça a importância de se tratar um siso quebrado.

Outras complicações do siso quebrado

Além da cárie, ter um siso quebrado sem que ele receba o tratamento adequado pode gerar mais complicações dentárias Um molar quebrado não é algo que possa ser ignorado. Você deve buscar ajuda profissional de imediato antes que mais danos ocorram.

O mau posicionamento do siso, a dor ao abrir a boca, a dificuldade para falar e respirar relacionada a dor de dente podem ser sinais de abcesso. Um siso quebrado pode gerar esse abcesso, o qual acumula secreções e bactérias que podem se espalhar e até causar morte por septicemia.

O abscesso provoca aumento de volume da gengiva ou da própria face, calor, vermelhidão e dor, podendo ocasionar febre. O processo inflamatório costuma ser muito rápido e, caso não seja tratado, em três ou quatro dias o abscesso já pode evoluir gravemente. O indicado é não subestimar um possível siso quebrado.

Siso quebrado e inflamação

Um siso quebrado pode levar à inflamação da gengiva e que também pode progredir para um abscesso. Como muitas vezes o siso encontra-se num local de difícil acesso, mesmo pessoas que fazem uma boa higienização podem ter problemas.

A infecção pode se alojar no dente siso quebrado e descer para o pescoço e queixo ou até subir para o seio cavernoso da face. Se descer até o pescoço e entrar na corrente sanguínea, há tendência de desencadear uma infecção generalizada.

Tratamento do siso quebrado

Em casos de siso quebrado, procure imediatamente o seu dentista. Marque uma consulta e um raio-X poderá ser feito para que o dentista determine as opções de tratamento. Nunca espere a dor chegar a um estágio insuportável, ou poderá ser tarde demais para salvar o seu dente.

Se houver sinais de infecção, o tratamento com antibióticos será necessário antes que qualquer procedimento seja feito. A remoção cirúrgica do siso quebrado pode ser uma das opções recomendadas pelo dentista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Hábitos prejudiciais para a saúde bucal

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Jogos: ensinar saúde bucal para crianças e adolescentes

Saúde bucal: 12% da população brasileira nunca foi ao dentista

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável