Quantas e quantas vezes dizemos que alguém é neurótico? Ou nós mesmos nos consideramos mesmo sem saber o que é? Neuroses não se resumem a preocupações pontuais com determinadas coisas e situações. Conheça um pouco mais sobre as neuroses. O que são, seus sintomas e tratamento.
Leia mais: O que são alucinações?
O que são neuroses?
A neurose se caracteriza como um transtorno psíquico que afeta o indivíduo de maneira que ele reage de maneira incontrolável a determinadas situações. Diferentemente da psicose, a neurose mantém o indivíduo dentro da realidade. Ou seja, ele é capaz de perceber a realidade como todos, ele apenas reage de maneira incontrolável. Sobre suas causas, elas podem ser diversas indo desde o fator hereditário (mais raro), desenvolvimento da personalidade e até mesmo experiências na infância.
Sintomas
Os sintomas das neuroses são, geralmente, parecidos com os sintomas de outras enfermidades ligadas à mente. Os sintomas estão normalmente ligados ao excessivo e ao incontrolável. Eles variam de acordo com o tipo de neurose:
- Angústia: o sintoma principal desta neurose é a angústia.
- Obsessiva: a obsessão é o principal sintoma e o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma de suas principais características.
- Histérica: a histeria é muito estudada na psicologia e alguns personagens literários foram descritos como tal. O maior exemplo talvez seja a personagem Emma, protagonista do clássico Madame Bovary. As principais características desta neurose são conflitos entre o psicológico e a realidade. Estes conflitos podem causar reações orgânicas ao indivíduo que padece dela.
- Fóbica: o sintoma principal é a fobia. Grande parte dos casos de neuroses encontram-se neste nicho. A fobia pode se caracterizar pelo medo de animais, sensações, lugares, etc.
Leia mais: O que é e como tratar a esquizofrenia
Tratamento
O tratamento para neuroses é bastante parecido com outros tratamentos de transtornos psíquicos. O acompanhamento psicoterapêutico é ainda o principal tratamento e, em alguns casos, medicação antidepressiva e tranquilizante pode ser uma opção para o tratamento.
Leia mais: 6 dicas das famosas para ter equilíbrio emocional
Transtornos psíquicos são mais comuns do que se pode imaginar. As neuroses fazem parte da personalidade de muitas pessoas, mas ela pode e deve ser tratada. Ninguém deve viver com esse sofrimento, já são muitos os problemas naturais da vida. Portanto, não deixe a neurose se instalar a você!
Fontes: abc.med, Psicopatia