Clínica Geral > Especialidades

Google: lente de contato inteligente pode revolucionar a vida dos diabéticos

Por Redação Doutíssima 14/06/2014

Engenheiros do projeto Google Xestão desenvolvendo uma lente de contato inteligente voltada especialmente para pessoas com diabetes. A lente de contato inteligente funciona da seguinte forma: quando a pessoa coloca no olho, o dispositivo usa as lágrimas do usuário para monitorar a quantidade de glicose presente em seu sangue.

Lente de contato inteligente em testes

A ideia da lente de contato inteligente está passando por diversos testes clínicos que irão ajudar no aperfeiçoamento do protótipo. As versões em miniatura do chip wireless e o monitor de glicose do aparelho ficam localizadas entre as duas camadas da lente de contato inteligente.

Ao propor lente de contato inteligente, Google deve revolucionar área da saúde. Foto: Shutterstock

Ao propor lente de contato inteligente, Google deve revolucionar área da saúde. Foto: Shutterstock

A companhia norte-americana também contou que planeja introduzir na lente de contato inteligente minúsculas lâmpadas de LED, as quais se acenderiam para indicar que o nível de glicose recomendado foi ultrapassado.

Como surgiu a lente de contato inteligente

Hoje, para uma pessoa medir o nível de glicose no sangue, é preciso realizar uma pequena picada no dedo, testando gotas de sangue múltiplas vezes por dia. A lente de contato inteligente foi desenvolvida com a premissa de que os novos aparelhos se mostram menos invasivos e dolorosos do que métodos tradicionais. Idealmente, o sensor seria capaz de gerar uma leitura a cada segundo, emitindo alertas a partir do momento em que a quantidade de glicose do sangue começasse a cair.

Embora não haja previsão de quando a lente de contato inteligente deve chegar ao mercado, a Google afirma que está trabalhando junto ao FDA (órgão regulador dos Estados Unidos) e outros parceiros para tornar isso possível. Caso o projeto saia dos laboratórios da empresa, a expectativa é a de que companhias interessadas possam projetar aplicativos próprios para oferecer ferramentas de medição ao público.

Saiba mais sobre o diabetes

O diabetes é uma doença causada pela falta de insulina ou pela incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose no sangue. Ela não tem cura, mas pode ser controlada.

O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). Assim, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Existe o diabetes tipo 1 e tipo 2. Os principais sintomas do diabetes tipo 1 são vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. Já o diabetes tipo 2 também apresenta infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

O diagnostico da doença é feito por meio de três exames: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica. O tratamento implica manter uma vida saudável e o controle da glicemia, evitando complicações da doença. É preciso praticar exercícios físicos, ter alimentação saudável, controle diário da glicemia e uso de medicamentos receitados pelo especialista. Em casos mais graves, o paciente deve receber injeções de insulina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Diabetes e doces: Comer menos doces para uma vida mais saudável

Inibidores da SGLT2: saiba como funcionam os novos tratamentos para o diabetes mellitus

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com tratamento na fase pré-clínica

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

Tudo o que você queria saber sobre Diabetes Gestacional

Café reduz o risco de diabetes tipo 2