Guia da Corrida

6 Maneiras de potencializar a caminhada e a corrida na esteira

Por Redação Doutíssima 23/07/2013

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Saiba como potencializar a caminha e a corrida através da esteira que é um dos aparelhos mais usados quando o assunto é atividade física, seu uso é muito fácil, só basta apertar um botão e pronto você já pode sair andando, muito simples.

Leia também: Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física.

Existem maneiras que vão ajudar a potencializar ainda mais sua atividade, confira:

1-Alternar caminhada e corrida

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É uma excelente atividade para perder gordura corporal. Segundo o educador físico Felipe Macabeli, coordenador de Cinésio do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas,  “você pode realizar um treinamento intervalado considerando o tempo – o mais fácil e mais usado em esteiras – ou a distância percorrida”. Os treinos intervalados podem ser ajustados por um educador físico, isso vai te ajudar a atingir seus objetivos.

2-Aumentar a inclinação da esteira

Isso vai deixar o treino mais intenso, vai ficar como se você estivesse subindo uma ladeira, vai diminuir as calorias e aumentar os músculos. Esse exercício vai trabalhar também a panturrilha, coxas ( parte de trás de da frente) e os glúteos. Você deve fazer o ajuste com cuidado, deve ser individualizado pois assim irá associar a inclinação sem sobrecarregar a coluna lombar.

3-Aumentar a velocidade

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Isso vai aumentar o gasto energético e também a perder calorias, praticar a esteira com mai velocidade vai gerar condições para um condicionamento físico melhor e influencia o sistema cardiorrespiratório de forma positiva.

“A variação de velocidade na esteira é muito boa para aumentar o gasto calórico e a intensidade do treino, mas deve ser sempre orientada por um profissional de educação física, evitando lesões e contusões musculares”. Explica a educadora física Fernanda Andrade.

4-Mudar as direções da passada

Você pode andar na esteira pela lateral ou andar de costas, isso ajuda as pessoas que precisam treinar essas direções para adquirir novas habilidades. É uma boa opção para os praticantes de caminhada que queiram treinar a coordenação e o equilíbrio, mas deve ser orientado pelo um profissional.

Veja também: 5 mitos sobre a corrida de distância.

5-Busque a orientação de um profissional

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Sempre! É muito importante buscar orientação de um profissional de educação física, ele irá avaliar e determinar o melhor ritmo para sua caminhada e corrida, determinando as frequências cardíacas ideais para o seu objetivo e irá acompanhar sua evolução nos treinos.

6-Respeite seus limites

Toda atividade física praticada em excesso vai prejudicar sua saúde, é de extrema importância respeitar seu limites, mantenha o ritmo de acordo com sua condição física. Caso contrário isso irá causar desequilíbrios ao organismo causando dores na coluna, quadril, joelhos, tornozelos e excessos musculares, como contraturas e espasmos duradouros.

Fica a dica 🙂

Fonte: Minha vida


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