Guia da Corrida

Saiba o que comer antes de correr e monte seu cardápio

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Se você pratica exercícios intensos, deve saber que não é recomendado começar qualquer atividade de barriga vazia, inclusive a corrida. O organismo precisa de energia para ter um bom desempenho, por isso, é importante saber o que comer antes de correr.

Para ter os melhores resultados possíveis e um ótimo desempenho, você pode contar com alguns alimentos que potencializam sua performance. É fundamental comer antes de correr para manter o corpo saudável, cheio de energia e pronto para o exercício.

o-que-comer-antes-de-correr

Evite frutas e legumes muito fibrosos em horários próximos da corrida. Foto: iStock, Getty Images

 

O que comer antes de correr e o que evitar

A dica número 1 para quem quer saber o que comer antes de correr é essa: procure fazer lanches até meia hora antes com carboidratos complexos. Eles irão fornecer toda a energia que você precisa para realizar a atividade. Pães, biscoitos e massas feitos com farinha integral e cereais integrais são ótimas opções.

Se você fizer uma refeição mais completa, espere cerca de uma hora para se exercitar. Assim, você não corre o risco de se sentir mal. Nesse caso, lembre-se da salada, dos carboidratos e junte aí uma fonte de proteína.

Quer saber o que não comer antes de correr? Evite alimentos muito fibrosos, como frutas e legumes, em horários próximos da sua corrida. O excesso de fibras, aliado ao exercício, vai turbinar o seu intestino e talvez você precise interromper o treino.

Mesmo as gorduras benéficas não são recomendadas no momento pré-corrida, porque exigem bastante trabalho do sistema digestivo e podem ter efeito negativo no seu desempenho. Deixe elas para depois do treino!

Lembre-se de se reidratar durante a corrida. Não passe mais de trinta minutos de atividade sem alguns goles de água. A hidratação em excesso antes do exercício pode causar desconforto e urgência para ir ao banheiro, então, recupere o líquido perdido se hidratando bem após a prática.

Comer antes e depois de correr

John L. Ivy, professor de kinesiologia (estudo do movimento) da University of Texas, nos Estados Unidos, é pesquisador em nutrição esportiva. Segundo ele, tanto corredores quanto quem faz musculação deve ingerir alimentos ricos em carboidratos dentro de uma hora após o término do exercício.

Após atividades intensas, o corpo consome o açúcar contido no sangue para repor as reservas de energia e recuperar as fibras musculares trabalhadas. Se o trabalho muscular for intenso, adicione proteína na refeição para reparar as fibras e deixar o organismo mais preparado para a próxima sessão de atividades.

Treino em jejum não é indicado

Existe um método de treino no qual você não precisa saber o que comer antes do exercício. É o chamado treino em jejum, que pode potencializar a queima de calorias e o emagrecimento durante a prática de atividades leves.

Mas essa não é uma opção para quem precisa de performance, como é o caso da corrida. Caminhadas ou pedaladas leves de menos de meia hora são o tipo de exercício para se fazer em jejum.

De qualquer maneira, a adaptação para a prática de atividades de barriga vazia varia de pessoa para pessoa. Converse com um nutricionista, médico e educador físico. Avalie vantagens e desvantagens e foque sempre na sua saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros