Nutrição

Os benefícios da linhaça para a saúde

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

linhaça

Que a linhaça faz bem para a saúde, muita gente sabe. Mas os benefícios são muitos, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa poderosa semente. Confira agora os benefícios da linhaça para a saúde.

Leia mais: 6 cardápios de café da manhã saudáveis

A linhaça é uma semente, marrom ou dourada, rica em vitamina B6, ômega 3, manganês, ácido fólico, fibras e outros minerais importantes. Ela é composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteínas, 6% de carboidratos e 4% de outros elementos. A linhaça tem propriedades anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes. Ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo e pode ser encontrada nas cores marrons e dourada. Esta última, tem um valor mais elevado mas as duas tem os mesmos valores nutricionais.

É aconselhável a utilização da linhaça moída uma vez que sua casca não é facilmente digerida pelo nosso organismo. Desta forma, quando moída poderemos aproveitar todas as suas propriedades nutricionais. Basta comprar a semente de linhaça, bater no liquidificador e manter em um recipiente limpo, seco e fechado por até uma semana. A quantidade a ser ingerida por dia é de uma colher de sopa, em qualquer refeição.

comida-com-linhaca-cor

Leia mais: Cuide da sua saúde: 5 alimentos que fazem bem ao fígado

Benefícios da linhaça

  • Auxilia a regular o funcionamento do intestino
  • Auxilia na redução do colesterol
  • Auxilia no combate a acne
  • Auxilia na redução de peso
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Auxilia no equilíbrio hormonal
  • Diminui os suores, dores de cabeça, insônias e outros sintomas da menopausa
  • Auxilia no equilíbrio do sistema imunológico

Os benefícios da linhaça são muitos e vale a pena incluí-la no nosso dia-a-dia. 1 colher de sopa tem cerca de 66 calorias além de todo o riquíssimo valor nutricional. Mas apesar de todos os benefícios, o consumo não deve exceder 2 colheres de sopa por dia. Não deixe de incluí-la na sua dieta!

Fontes: Doce Limão, Vila Mulher